Topo

Atlético-MG tenta convencer Levir Culpi a permanecer no clube em 2015

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2014 14h27

Depois de Levir Culpi manifestar-se publicamente com a possibilidade de não permanecer no futebol brasileiro 2015 ou até mesmo se aposentar, a diretoria do Atlético-MG tenta convencer o treinador a seguir no clube na próxima temporada. 

O contrato de Levir com o Atlético vai até o final da temporada. Porém, caso o grupo político do presidente Alexandre Kalil vença a eleição marcada para dezembro, a meta é manter o treinador por pelo menos mais um ano.

Conversas entre os dirigentes atleticanos e o treinador já aconteceram no sentido de tentar demover Levir Culpi da ideia de deixar o futebol, conforme informou uma fonte ligada à diretoria do Atlético ao UOL Esporte.  

A atual diretoria, que colheu frutos com Cuca, quando conseguiu manter o treinador por duas temporadas no Atlético, crê que a chave para um 2015 melhor é dar continuidade ao trabalho de Levir Culpi, que aos poucos vem acertando o time e conseguindo resultados em campo.

Porém, o treinador se mostra duro na perspectiva de se despedir bem com um bom trabalho no Atlético e deixar de vez o futebol brasileiro. O comandante pensa em voltar para o Japão, onde esteve por sete anos antes de retornar ao clube mineiro, no final de abril, ou até mesmo encerrar a carreira e se dedicar à família e a projetos pessoais.

A diretoria atleticana trabalha para tentar convencer Levir Culpi. Uma possível ida para a Libertadores pode virar trunfo para manter o treinador. Outra saída é apresentar um projeto de trabalho tão desejado pelo treinador, para que ele tenha tempo e condição de desenvolvê-lo no Atlético.

Levir Culpi tem se mostrado insatisfeito com as condições do futebol brasileiro e a pressão por resultados imediatos. O treinador já criticou o planejamento dos clubes, inclusive do Atlético, e está incomodado com o calendário com jogos em sequência. Ele não esconde a relação próxima, e até saudade, do Japão, o que poderá dificultar a sua continuidade no Atlético.

 O atual treinador atleticano foi contratado no final de abri pelo presidente Alexandre Kalil, apreciador do trabalho de Levir Culpi. O comandante chegou com a missão de evitar a queda do Atlético na Libertadores, fato que não aconteceu. Porém, o técnico conquistou o título da Recopa, em cima do Lanús, vem embalando no Campeonato Brasileiro e está nas quartas de final da Copa do Brasil.