Topo

Decisivo no Santos, Geuvânio rebate críticos: "Não é lenda, são números"

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

30/09/2014 06h00

“Não é lenda, são números”, foi assim que o atacante Geuvânio respondeu ao ser questionado se aceita o status de atleta mais produtivo do Santos nesta temporada. Isso porque o camisa 45 participou diretamente de 26 dos 92 gols da equipe santista em 2014.

Em 40 jogos disputados, Geuvânio marcou onze gols e foi responsável por 15 assistências. Ele é o principal “garçom” do time na temporada e o vice-artilheiro do elenco. Gabriel Barbosa, o Gabigol, é o único que supera o companheiro na artilharia, com 16 gols.

Geuvânio resolveu valorizar os seus números no ano para rebater os críticos. A revelação santista, inclusive, disse que mudou sua postura ao voltar ao time titular do Santos e não dará mais ouvidos as pessoas que criticam o seu futebol.

“É uma coisa boa, positiva. Números, perfeição. São números, não lenda. É o que diz, que eu tenho um dos melhores números. Fechei meu ouvido para algumas coisas, só quero focar no meu trabalho”, afirmou Geuvânio.

Após brilhar no início do Campeonato Paulista com gols, assistências e dribles, Geuvânio terminou a competição coma fama de ter sentido a pressão de disputar partidas decisivas. Isso porque o camisa 45 deixou o campo chorando após a classificação apertada do Santos para a final Estadual e ainda perdeu um gol incrível na decisão contra o Ituano no Pacaembu.

Por conta disso, o atacante foi considerado pela torcida um dos culpados pela perda do título para o modesto time de Itu. Não passou muito tempo e Geuvânio perdeu espaço no time titular comandado por Oswaldo de Oliveira no início do Campeonato Brasileiro.

“Em relação à queda de rendimento, é normal, acontece, muitas passam por isso. Sempre mantive a cabeça no lugar porque não desaprendi a jogar. Tem que treinar forte, não pode dar mole. Foi um momento meio difícil, mas nunca deixei de trabalhar. Sempre treinei porque sabia que ia voltar”, disse.

O bom desempenho no primeiro semestre rendeu a Geuvânio o título de revelação do Campeonato Paulista. Fora de campo, o atleta de 21 anos recebeu aumento salarial e estendeu seu vínculo com o clube até 31 de dezembro de 2017.

A revelação santista tinha o menor salário do time titular e, inclusive, de todo o elenco santista. O UOL Esporte apurou que o camisa 45 recebia apenas R$ 17 mil mensais. Agora, Geuvânio recebe R$ 50 mil mensais, além de premiações e reajustes de acordo com a sua produtividade.

Carreira de Geuvânio é marcada por superações

Geuvânio só não deixou o Santos por conta do técnico Claudinei Oliveira, que o resgatou do grupo de atletas encostados no clube na temporada passada e o escalou como titular nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

O atacante chegou a ser emprestado para o Penapolense em 2013, mas não brilhou no time do interior. Isso porque não teve muitas oportunidades com o técnico Édson Só na época e começou a jogar apenas após a chegada de Pintado, que comandou o Penapolense na reta final do Paulistão do ano passado.

Geuvânio também ficou próximo de se transferir para o Coimbra, de Portugal, em 2012, mas a transferência foi impedida pela diretoria do Santos. A rescisão contratual do atleta, que na época estava emprestado ao clube pelo Jabaquara, já estava na mesa do presidente Luis Alvaro, que achou melhor renovar com o jogador e vetar a saída do atleta para o futebol português.