Topo

Inter fecha parceria e aguarda área para erguer CT da base em Guaíba

Colorado vai manter profissionais no Parque Gigante e levar a base para Guaíba - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Colorado vai manter profissionais no Parque Gigante e levar a base para Guaíba Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/09/2014 20h53

O Internacional deverá erguer um novo centro de treinamentos a partir de 2015. Nesta terça-feira (30), o clube gaúcho encaminhou um acordo com a prefeitura de Guaíba para receber uma porção de terras no munícipio – na região metropolitana de Porto Alegre. A área servirá para o Colorado construir alojamento e campos para suas categorias de base.

A diretoria do clube tratava do assunto desde o final de 2011, chegando a fazer um tour pela grande Porto Alegre atrás de um local a ser cedido. A meta é erguer o novo CT e deixar as instalações de Alvorada, também contígua à capital gaúcha, mas que custa cerca de R$ 90 mil mensais de aluguel.

O acerto burocrático do negócio foi encaminhado em reunião no Palácio Piratini. Uma comitiva do Colorado se reuniu com José Aquino Flores de Camargo, governador em exercício do Rio Grande do Sul, e ouviu que o trâmite para desapropriação da área está avançado.

“Provavelmente esta área vai ser cedida ao Internacional. Faltam detalhes, como desafetação de uma área contígua. Tão logo isto seja ultimado, o documento chega ao governador para o decreto ser assinado. A área fica em Guaíba, do outro lado do rio, e tem ligação com o estádio”, disse Flores de Camargo à TV Inter.

O tamanho da área ainda não foi divulgado. A informação sobre o detalhe gera conflito de versões: 75 mil metros quadrados ou então 90 mil metros quadrados.

“Esta questão será vital para o futuro do clube. O Internacional não tem um centro de treinamentos e será fantástico se somado ao estádio exuberante que temos atualmente”, afirmou Giovanni Luigi, presidente do Internacional.

Mesmo com a área em Guaíba, o CT profissional do Colorado deverá seguir no Parque Gigante. O braço social da propriedade do clube, às margens do Guaíba, acomodou o vestiário principal quando do fechamento do Beira-Rio para reformas, em meados de 2012. Com academia completa e adaptação do prédio principal, o local ganhou dois gramados e recebe desde então os trabalhos diários do elenco.