Topo

Há dois anos, aviso no Orkut salvou o Santos na Libertadores

Juan em ação pelo Santos na Libertadores de 2012, contra o Juan Aurich-PER - Leandro Moraes/UOL
Juan em ação pelo Santos na Libertadores de 2012, contra o Juan Aurich-PER Imagem: Leandro Moraes/UOL

Felipe Noronha

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 06h10

Se passava o dia 15 de fevereiro de 2012. Então campeão, o Santos estava na Bolívia para começar sua participação na Libertadores contra o The Strongest. Em todas as escalações divulgadas, a lateral esquerda da equipe era ocupada por Juan, reforço contratado seis dias antes, que faria sua estreia.

Para Muricy Ramalho, técnico do clube na época, essa era a ideia. Para o lateral, também. Até que, já no ônibus do time para o estádio Hernando Silles, em La Paz, ambos são avisados de que Juan estava suspenso por um cartão vermelho na Copa Sul-Americana de 2011 (ainda pelo São Paulo) e que não poderia atuar. O que eles não sabiam é que, horas antes desse aviso, o Orkut é que conseguiu achar um jeito de o Santos não perder três pontos na principal competição do continente.

"Eu tive que fazer a mudança no vestiário, nem deu tempo de saber o que aconteceu", declarou o treinador momentos após a derrota do Santos por 2 a 1. Mais de dois anos depois, há quem afirme que sabe muito bem o que aconteceu: é uma espécie de "lenda" do Orkut, rede social que acaba nesta terça-feira.

A comunidade Santos Futebol Clube, de número 18492, é a mais antiga do clube no site e, até 2010, quando o Santos criou uma comunidade com autorização da diretoria, foi considerada a "oficial" da equipe. Nesta terça, deixará de funcionar ainda com 177 mil membros inscritos e tópicos criados diariamente, sendo uma das poucas comunidades que lutaram até o fim pela "sobrevivência".

E a movimentação constante de tópicos e debates era existente naquele dia 15 de fevereiro. O fato é que, no meio daquela tarde (o jogo estava programado para 19h45 de Brasília), um tópico foi criado por um membro não mais ativo nos dias de hoje informando algo que ninguém havia percebido: Juan estava suspenso. Por quê? Porque no longínquo dia 26 de outubro de 2011, ainda jogador do São Paulo, o lateral havia reclamado com o árbitro Wilmar Roldán, da Colômbia, e levado cartão vermelho no finalzinho da derrota são-paulina para o Libertad-PAR, por 2 a 0 - que causou a eliminação do clube.

"Lembro que tudo começou quando soltaram os relacionados para o jogo", conta Rodrigo Mendes, santista participante da comunidade. "Um membro levantou essa história por volta de 16h", continua Carlos Vilares, outro membro. A partir daí, então, começou o debate: Juan estava suspenso? Após "caça" no regulamento da Conmebol, a comunidade chegou a o consenso: sim, estava, já que a suspensão, por não ter sido cumprida na Copa Sul-Americana, deveria ser imposta no próximo jogo do atleta em uma competição continental.

O desespero, então, surgiu: o Santos perderia três pontos pela escalação do jogador, mesmo se vencesse a partida - os pontos, de qualquer maneira, iriam para o The Strongest. Mas havia alguém na comunidade com contato no clube? 

"Alguém de dentro do clube viu aquilo e avisou aos competentes. Não lembro se foi alguém de dentro que viu ou se foi procurado por outro torcedor, mas teve o 'alguém tem que avisar à comissão técnica'", conta João Victor Gadelha, mais um a participar do tópico salvador. "Tinha um cara postando na comunidade no dia que parecia ser de dentro do clube. Talvez conselheiro. Lembro dele postar que os responsáveis pela escalação não iriam passar batidos, talvez querendo dizer que ‘cabeças iriam rolar’", completa Leandro Ribeiro, mais um torcedor.

O detalhe é que usuários do Orkut sabem que muita gente não comentava nas comunidades, só aparecendo em momentos esporádicos. O suposto conselheiro que viu a história, então, deveria ser um desses "membros fantasmas". E a ideia combina com o publicado pelo Blog do Perrone no dia seguinte ao jogo. 

"Conselheiros do Santos cobram da diretoria explicações sobre Juan quase ter sido escalado na estreia do time na Libertadores, apesar de estar suspenso. Contam que o jogador entraria em campo se não fosse a ajuda de um dos integrantes do Conselho Deliberativo. Por essa versão, um conselheiro visitava o site da Conmebol quando tropeçou na informação sobre a suspensão do lateral (...). Ao descobrir o fato, ele afirma ter ligado para contar a novidade a Nei Pandolfo, gerente santista que estava na Bolívia", publicou o blogueiro. 

Segundo os membros da comunidade, a súmula da partida entre São Paulo e Libertad foi postada no tópico, o que teria levado o conselheiro a confirmar o que todos ali falavam. 

Em contato com o UOL Esporte, outros membros afirmaram que o senhor que participava da comunidade chegou a reclamar, meses depois, que nem um "obrigado" recebeu da diretoria pelo aviso. O Santos sustenta a versão de que sabia da suspensão e que tentou efeito suspensivo até momentos antes do duelo. Já Juan preferiu evitar comentar o caso, apenas afirmando que realmente foi avisado pouco antes da situação - "Fui pego de surpresa também, mas não pode desanimar. Não sabia que tinha essa suspensão logo na Libertadores", disse o lateral à época.

O que ocorreria caso o Santos fosse punido?

Mas se o Orkut impediu o Santos de perder três pontos na Libertadores, o que aconteceria se isso não tivesse se concretizado (claro, se de fato o time fosse julgado pela Conmebol e punido dessa maneira)? Em um exercício de imaginação, considerando que o clube conquistaria exatamente os mesmos resultados que obteve no Grupo 1 da fase de grupos daquele torneio, a chave terminaria da seguinte forma:

Santos - 10 pontos
Internacional - 8 pontos
The Strongest -BOL- 7 pontos
Juan Aurich-PER - 6 pontos

O Santos deixaria de ser o 3° melhor primeiro colocado da fase, caindo para a sexta colocação. Isso mudaria o confronto do clube nas oitavas de final: se eliminou o Bolívar-BOL na ocasião, teria que jogar contra o Atlético Nacional-COL.

Mas se os santistas podem comemorar o fato de que o time não passou o vexame de perder pontos por "esquecimento", devem lamentar outro ponto: se passasse pelos colombianos, enfrentaria o vencedor do duelo entre Bolívar e Vélez Sarsfield-ARG - este último, o mesmo time pelo qual passou nas quartas.

Ou seja, se vencesse os argentinos, pegaria o Corinthians nas semifinais de qualquer maneira. E, como os santistas lembram, essa história não acabou bem naquela ocasião, sendo o último confronto da "Era Neymar" na competição continental.