Topo

Time de Ronaldinho enfrenta estádio amaldiçoado no México

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 06h00

Talvez Ronaldinho nem saiba, mas uma maldição cerca o estádio La Corregidora, onde seu time atua. De propriedade do governo e casa do Querétaro, o La Corregidora faz parte de uma lenda antiga do futebol do México. Rebaixamentos, fim dos times e sequências sem vitórias alimentam a história.

A lenda remete ao início da década de 1980. Foi quando o Atletas Campesinos conquistou o acesso à elite mexicana e pressionou o governo local para a construção de um estádio em Querétaro. Como não foi atendido, o time deixou a cidade. Como vingança, os políticos locais voltaram atrás e fizeram o estádio para a Copa do Mundo de 1986.

No entanto, segundo historiadores mexicanos, o estádio foi erguido sobre um antigo monumento funerário que guardava restos mortais. E esses espíritos, diz a lenda, incomodaram-se a tal ponto com o fim do descanso que desfrutavam no local para atrapalhar os times que mandassem seus jogos no La Corregidora.

Em campo, o Cobras de Querétaro foi rebaixado em 1987 e fechou as portas. O TM Gallos Blancos teve o mesmo destino em 1995, com queda e fim das atividades. Já Atlante e Querétaro continuam em funcionamento, mas também acabaram rebaixados. Soma-se a isso uma série de 21 partidas sem vitória em casa do Querétaro, entre 2002 e 2003.

O próprio time de Ronaldinho foi rebaixado duas vezes: em 2007 e em 2013, mas no último caso, graças a uma manobra política permitida pela federação, o Querétaro manteve-se na elite.

Quem não acredita na maldição e na lenda diz que todos esses times acumularam tantos momentos ruins por serem vítimas de administrações ruins. No caso do Querétaro, a atual fase do time é satisfatória: a equipe tem 15 pontos em dez rodadas e está na sexta colocação.

Ronaldinho ainda começa sua trajetória pelo Querétaro e já fez um gol, embora tenha perdido um pênalti em sua estreia, diante do Tigres, no estádio... La Corregidora.  Grande astro da equipe, o brasileiro tem atraído muitos fãs a sua nova casa. A supersticiosa torcida espera que o descanso de ninguém seja atrapalhado.