Topo

CBF publica suspensão de organizadas de Cruzeiro e Atlético a partir de 6ª

Do UOL, em Belo Horizonte

01/10/2014 21h52

Com a publicação no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quarta-feira, a suspensão por seis meses de duas organizadas do Cruzeiro e uma do Atlético-MG, por atos de violência cometidos no clássico do último dia 21, passam a valer em todo o território nacional. Integrantes das torcidas celestes Máfia Azul e Pavilhão Independente e a atleticana Galoucura não podem frequentar estádios, com qualquer tipo de identificação, a partir desta sexta-feira.

A suspensão por seis meses e mais cinco clássicos entre Atlético e Cruzeiro, após o prazo inicial e em independente da data de realização, foi definida a partir de recomendação do Ministério Público de Minas Gerais, na última segunda-feira, em reunião na sede do órgão, em Belo Horizonte, com participação de representantes das autoridades da área de segurança pública e da Federação Mineira de Futebol.

Na terça-feira, dia seguinte à decisão, houve uma reunião entre o promotor Fernando Ferreira Abreu e lideranças das organizadas punidas, quando eles foram comunicados oficialmente da medida. Há um prazo de 10 dias para que eles apresentem a defesa, mas, a medida começa a valer já nesta sexta-feira, o que significa que já estará em vigor na próxima rodada do Brasileirão. O Cruzeiro recebe o Internacional, no Mineirão, e o Atlético-MG visita o Criciúma, em Santa Catarina.

"O banimento temporário consistirá na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objetivo que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos", afirmou a ata da reunião que decidiu a punição e que foi divulgada, de forma oficial pela CBF.

De acordo com a decisão, para que a medida de "banimento temporário", como foi definida pelo Ministério Público mineiro, entrasse em vigor, era necessária a publicação da referida ata pela Federação Mineira de Futebol (FMF), o que aconteceu na própria segunda-feira, e pela CBF, requisito cumprido nesta quarta-feira.

De acordo com a medida educativa de banimento temporário nos dias de jogos do país, consiste na proibição de circulação de integrantes das referidas torcidas em um raio de cinco quilômetros em torno dos estádios. Além disso, as organizadas Máfia Azul e Galoucura não poderão utilizar suas sedes em dias de clássico e também em jogos do time rival em Belo Horizonte.

Esta não é a primeira punição imposta a essas organizadas. De acordo com o promotor Fernando Abreu essa nova medida foi tomada pela reincidência logo no primeiro jogo de maior importância, após o término das medidas anteriores, que foram acontecimentos relacionados ao clássico vencido pelo Atlético-MG, por 3 a 2, em 21 de setembro, dentro e fora do Mineirão, e em vias públicas distantes do estádio.