Topo

Inter dobra testes e terá plantão para evitar novo apagão no Beira-Rio

Inter não conseguiu apontar motivo do apagão. Novo protocolo de uso foi criado - Lucas Uebel/Getty Images
Inter não conseguiu apontar motivo do apagão. Novo protocolo de uso foi criado Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/10/2014 06h00

O apagão de quase 20 minutos durante o jogo com o Coritiba vai mudar a rotina no Beira-Rio. Para evitar outro problema na iluminação, o Internacional definiu um novo protocolo para antes de qualquer evento no estádio: aumento nos testes do sistema e plantão de um funcionário para acompanhar o desempenho do equipamento. Além disto, um relatório será enviado para Holanda buscando esclarecimento sobre a falha do último domingo.

Atualmente, Internacional e Brio – empresa criada em parceria com a construtora Andrade Gutierrez, executam 14 testes antes de qualquer partida no Beira-Rio. Com o apagão, serão 30 provas antes do uso definitivo.

“Os testes serão mais profundos. A chance de acontecer novamente será de uma em um milhão”, garante José Amarante, vice-presidente de administração do Internacional.

Em reunião realizada com a empresa importadora dos equipamentos, o Inter ouviu que o sistema apresentou um distúrbio. Sem conseguir identificar o motivo do problema, a companhia já remeteu laudos para a fabricante da peça, com sede na Holanda. E além disto, colocará à disposição um técnico para acompanhar os testes e o uso dos itens.

De acordo com o relatório final da investigação do Inter sobre o caso, a peça UPS – uma espécie de disjuntor de emergência, recebeu o sinal para ativar o gerador do estádio, mas não executou a ação. A ruptura na cadeia de processos é que deu origem ao breu total.

“Temos quatro geradores e duas UPS. A UPS mandou o sinal e neste meio do caminho houve um alerta que mandou desligar tudo. Foi definido como um distúrbio e por isto os relatórios foram encaminhados para a empresa fabricante”, relata Amarante.

O próximo jogo do Internacional no Beira-Rio será em 12 de outubro, contra o Fluminense. A partida deverá marcar a reestreia de Nilmar – que ainda pressiona o El-Jaish a emitir o atestado de transferências internacionais, mas também servirá para o Colorado testar seu novo protocolo anti-apagão.