Topo

Jogador do Avaí é denunciado pela Procuradoria da STJD por injúria racial

O atacante Franci fez um boletim de ocorrência feito em uma delegacia de Florianópolis - Reprodução/site oficial do Boa Esporte
O atacante Franci fez um boletim de ocorrência feito em uma delegacia de Florianópolis Imagem: Reprodução/site oficial do Boa Esporte

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/10/2014 20h35

A Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou nesta quarta-feira o jogador Antônio Carlos, do Avaí, por injúria racial. O zagueiro chamou o atacante Franci, do Boa Esporte, de macaco durante a vitória do time catarinense por 2 a 0, sábado, na Ressacada, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Antônio Carlos irá responder por seu ato no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A data do julgamento ainda não foi marcada, mas ele corre o risco de pegar dez jogos de suspensão e receber uma multa que pode chegar a R$ 100 mil. O jogador foi denunciado pela Procuradoria por infração ao artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O episódio em questão aconteceu aos 39 minutos do segundo tempo, quando o placar apontava a vitória do Avaí por 1 a 0. Na oportunidade, Franci reclamou após perder uma disputa no ataque e caiu no gramado. Após se levantar ele teria ouvido o xingamento proferido por Antônio Carlos.

Inconformado com a situação, Franci registrou um boletim de ocorrência numa delegacia de Florianópolis após a partida. De acordo com o documento, o atacante disse que recusou o pedido de desculpas de Antônio Carlos, que o teria procurado depois da partida.  

Segundo o BO, o atacante do Boa foi em direção ao árbitro Guilherme Ceretta de Lima e perguntou se ele estava "vendo do que está me chamando". Franci disse, no registro na Polícia Civil, que o árbitro respondeu: "vamo joga Franci, vamos joga", não foi nada" (sic).

 Anteriormente, o Boa Esporte cobrou providências na esfera esportiva em relação ao episódio envolvendo o atacante Franci. A diretoria disse, num trecho da nota, esperar "uma posição exemplar da justiça civil e também da justiça esportiva". De acordo com o clube, o atacante relatou o fato ao diretor de futebol, Roberto Moraes, e ao supervisor Marco Antônio Gomes no vestiário depois da partida.

De acordo com o site oficial do Boa Esporte, Franci não se manifestou durante a partida em respeito às homenagens ao torcedor João Grah, que faleceu na quarta-feira em decorrência de uma pedrada na última terça quando seguia para um jogo do Avaí em um micro-ônibus.