Topo

Messi e Tevez juntos? Hoje, a dupla só parece possível no Fifa

Messi e companheiros argentinos consolam Tevez após o atacante perder pênalti na Copa América de 2011: foi a última vez que o atacante da Juve foi convocado - Ricardo Mazalan/AP
Messi e companheiros argentinos consolam Tevez após o atacante perder pênalti na Copa América de 2011: foi a última vez que o atacante da Juve foi convocado Imagem: Ricardo Mazalan/AP

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 15h02

Tevez é, atualmente, um dos atacantes de maior sucesso da Europa. Aos 30 anos, ele é artilheiro do Campeonato Italiano e o melhor jogador da Juventus, líder do torneio. Mesmo assim, segue fora da seleção argentina desde 2011, quando disputou a Copa América.

Nem mesmo a troca de comando, sai Alejandro Sabella e entra Tata Martino, valeu um teste para o ex-jogador do Corinthians. Uma dupla com Messi? Atualmente, isso parece improvável. Para ver os atacantes de Barcelona e Juve juntos no mesmo time, só mesmo no videogame.

Nesta semana, os dois foram escalados para a seleção da semana do Fifa Ultimate Team. Messi, por sua atuação nos 6 a 0 contra o Granada, em que chegou aos 400 gols na carreira. Tevez, pelos dois gols marcados na vitória sobre a Atalanta por 3 a 0.

Completam a seleção o goleiro suíço Burki, do Freiburg (Alemanha), os defensores Corluka (Lokomotiv Moscou/RUS), Jagielka (Everton/ING) e Aogo (Schalke/ALE), os meio-campistas Donovan (LA Galaxy/EUA), Ekdal (Cagliari/ITA), Klaassen (Ajax/HOL) e Dzagoev (CSKA/RUS), além do atacante Dzeko (Manchester City/ING).

Messi x Tevez

Considerados os dois principais jogadores do futebol argentino, Messi e Tevez nunca tiveram sucesso jogando juntos na seleção argentina. Em 2010, Diego Maradona escalou a dupla no ataque argentino, criando jogadas para a finalização de Higuain. Não deu certo e Tevez foi apontado como o elo mais fraco daquele trio.

Um ano depois, na Copa América de 2011, na Argentina, Tevez e Messi voltaram a ser convocados, mas o atacante da Juventus (na época, ainda jogador do Manchester City) virou reserva. Não deu certo: um relato do jornal Clarin, publicado pouco antes da Copa de 2014, dizia que a presença do ex-corintiano no banco era ruim para o grupo. Não ajudou, também, Tevez ter perdido o pênalti que eliminou a Argentina naquela competição, nas quartas de final, para o Uruguai.

Na Copa do Brasil, neste ano, a ausência do jogador já era dada como certa. Todo o trabalho de Alejandro Sabella antes do Mundial foi feito sem sua presença - e com direito a rumores de que quem vetava a convocação era justamente Messi. Como, em campo, a Argentina surpreendeu e chegou à final, perdendo para a Alemanha apenas na prorrogação, a decisão foi considerada correta.

Na nova era do time, porém, uma nova convocação voltou a ser cogitada. Tata Martino está iniciando um trabalho e poderia encontrar uma maneira de usar as duas estrelas. Dirigentes da AFA (Associação de Futebol Argentina) chegaram a dizer que os trâmites para a emissão de visto chinês para Tevez tinha começado. Ele, porém, não foi convocado para os amistosos contra Brasil (na China) e Hong Kong, nos dias 11 e 14 de outubro.

A seleção da semana

Semanalmente, a EA Sports, produtora da série Fifa, elege um time ideal, para desafiar aos jogadores. A seleção da semana envolve atletas da maioria das ligas licenciadas pelo game. Nesta semana, por exemplo, o time titular tem representantes apenas de ligas européias, mas, entre os reservas, aparecem jogadores de times do México (Hernandez, goleiro do Vera Cruz) e da Colômbia (Uribe, atacante do Millonarios) – além de Labadie, volante do Dagenham Redbridge, da quarta divisão da Inglaterra.

Outra novidade desta seleção da semana envolve o FIFA World, a versão gratuita para PCs da série. Nesta quarta-feira (1), foi feita a atualização do banco de dados da nova temporada, igualando transferências, uniformes e nível dos jogadores ao novo Fifa 15, lançado na semana passada. O time com Messi e Tevez é o primeiro em que as novas informações já valem.

Você pode fazer o download online do FIFA World no site oficial.