Topo

Ele foi vetado para o Palmeiras B por ser muito bom. Agora brilha no Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

02/10/2014 06h00

Um dos principais destaques do Santos nesta temporada, o meia Lucas Lima, quase vestiu a camisa do Palmeiras. A oportunidade ocorreu em 2011, quando o maestro santista defendia a Inter de Limeira e recebeu uma proposta para jogar no time B do alviverde paulista.

No entanto, o camisa 20 do Santos foi vetado pelo técnico Lelo, que comandava o time de Limeira na época e hoje dirige o Primavera de Indaiatuba. O treinador aconselhou o meia a não se transferir para o Palmeiras B, alegando que ele merecia "coisa melhor", que seria um clube de primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

A "profecia" do treinador se cumpriu um ano depois, já que Lucas Lima se transferiu para o Internacional-RS.

"Ele foi convidado a jogar no Palmeiras B, mas eu não o deixei ir. Disse para ele que ele era bom demais para jogar lá e merecia coisa melhor, pois era um jogador de primeira divisão. Ele já era diferenciado. E deu certo, ele foi jogar no Internacional, arrebentou no Sport, foi o melhor jogador da Série B no ano passado e, hoje, está no Santos", afirmou Lelo ao UOL Esporte.

Além do Palmeiras, a Inter de Limeira quase levou Lucas Lima para o futebol europeu. Em 2011, o meia despertou o interesse do Racing Santander em uma excursão do time do interior na Espanha, mas não pôde assinar contrato porque não tinha o passaporte comunitário.

Apesar do assédio de clubes grandes no início da carreira, o meia sofreu para conquistar a confiança de dirigentes e comissão técnica da Inter de Limeira. O estilo franzino do meia fez a diretoria do time do interior acreditar que ele não suportaria os "jogos pesados" das divisões inferiores do Campeonato Paulista.

"Quando cheguei na Inter, eles tinham duvidas do porte físico dele, mas o potencial técnico dele superou tudo. Eu cheguei ao presidente do Inter e disse que tínhamos um craque cerebral nas mãos. Mesmo com o jogos mais brutos que existem na Série A2, A3, do Paulistão, ele mostrou sua qualidade e despertou o interesse de outros clubes", disse Lelo.

Da modesta Inter de Limeira, Lucas Lima se transferiu para o poderoso Internacional-RS. No entanto, o meia quase não foi aproveitado por Dorival Júnior, Fernandão e Dunga, que comandaram o time gaúcho na passagem do meia. Após ser rebaixado ao time sub 23, principalmente para fazer um trabalho de ganho de massa muscular, o atual "maestro do Santos" foi emprestado ao Sport em 2013.

Lucas Lima despertou a atenção do Santos após se destacar no clube pernambucano. O meia marcou sete gols em 47 jogos disputados na temporada passada. A diretoria santista contou com a ajuda do grupo de investidores maltês, Doyen Sports, para comprar 40% dos direitos econômicos do jogador por R$ 5 milhões. Em 33 partidas, o meia marcou quatro gols e deu sete assistências.