Topo

Nem ele aguenta mais! Botafogo acumula erros 'juvenis' e irrita treinador

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/10/2014 06h00

A torcida do Botafogo perdeu a paciência há algum tempo. Na última quarta-feira foi a vez do técnico Vagner Mancini desabafar. A derrota por 3 a 2 para o Santos no Maracanã gerou um sentimento externado pela primeira vez pelo comandante alvinegro.

Com palavras duras, o treinador condenou os erros cometidos por seus atletas nos últimos jogos, que contribuem decisivamente para a série de resultados negativos. Com o revés para o Santos, o Botafogo perdeu seis dos últimos oito jogos – apenas uma vitória.

"Se observamos os lances dos gols do Santos, dá a impressão de o Botafogo ser um time sub-17. Entregarmos os três gols para eles. Até então, o Santos não tinha articulado nada ofensivamente e tínhamos o domínio. O lance do primeiro gol deles foi bisonho. Jefferson saiu jogando por dentro e é óbvio que o Gabriel deveria ter deixado a bola passar, mas dominou no sentido oposto e perdeu a bola", criticou.

E os erros cometidos na última quarta-feira fizeram o treinador relembrar de vacilos de partidas antigas. Em sua maioria, as criticas caíram sobre erros de marcação e gols perdidos - principalmente contra Inter e São Paulo.

"O time tem jogado bem na maioria do tempo, mas do nada comete erros bizonhos ou perde gols incríveis. Não dá mais. Tudo tem limite. Contra Internacional e São Paulo poderíamos ter vencido com autoridade, mas erramos como sempre tem ocorrido. O time tem jogado futebol, mas comete vacilos inexplicáveis", desabafou.

O principal erro da partida contra o Santos saiu dos pés de Gabriel, que recebeu bola de Jefferson. Ele não percebeu a marcação de dois adversários e foi desarmado na entrada da área. Robinho não teve muita dificuldade para abrir o placar. O volante até marcou um gol em seguida, mas a falha não foi esquecida. O camisa 15 admitiu o erro e espera conseguir a classificação na Vila Belmiro.

“Foi um jogo em que demos praticamente o primeiro gol, eu falhei, mas isso acontece. Conseguimos fazer um, mas tomamos em seguida outro. Tem que ter atenção, mas ressalto também o empenho da equipe, que conseguiu diminuir placar e agora, como fizemos contra o Ceará, temos totais condições e confiança que podemos virar lá em Santos”, afirmou.

O treinador deixou clara a insatisfação com alguns jogadores ao defender Zeballos, perseguido pela torcida. Para Vagner Mancini, o paraguaio tem um estilo de jogo que irrita os alvinegros, por outro lado, ele não entende a moral de outros atletas com os torcedores.

“Já conversei com o Zeballos e ele precisa entender como funciona o futebol brasileiro. É mais rápido, com marcação. Mas ele é muito inteligente, sabe fazer gol e pode ajudar muito. Sinceramente não entendo essa perseguição e o endeusamento que eles têm por outros atletas. Não entendo essa lógica”, reclamou o comandante do Botafogo.

O recado não foi dado nominalmente, mas os jogadores que tiveram desempenho abaixo do esperado nos últimos jogos devem ligar o sinal de alerta. Insatisfeito, o treinador poderá realizar mudanças na equipe para as próximas partidas. “Pode acontecer de mudar algumas peças que não estão encaixando muito bem, vamos ver”, concluiu.