Topo

Ramires é cortado da seleção por lesão e Souza, do São Paulo, é chamado

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 13h28

O volante Ramires, do Chelsea, foi cortado da seleção brasileira nesta quinta-feira (02). O jogador está lesionado e não poderá disputar amistosos contra Argentina (11/10, em Pequim) e Japão (14/10, em Cingapura). Souza, do São Paulo, foi chamado para o lugar dele.

"Infelizmente, não vou reunir condições físicas para estar com a seleção no próximo desafio, mas desejo sorte ao Souza e a todos os companheiros que estarão lá. Espero voltar em breve! Ficarei aqui na torcida", escreveu Ramires na rede social Instagram. Além do são-paulino, Dunga chamou os volantes Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians) e Fernandinho (Manchester City).

Outro convocado de última hora foi o goleiro Marcelo Grohe. O goleiro do Grêmio foi chamado para compor o grupo nos amistosos por conta de uma lesão de Jefferson no dedo sofrida na partida do Botafogo contra o Santos nesta quarta-feira (01). O botafoguense não chegou a ser cortado. 

Ao saber da convocação, Souza ficou surpreso. "Só acredito vendo. Ainda estou meio surpreso com tudo isso. Tinha acabado de levar o meu filho à escola quando um funcionário do clube me ligou e contou. É um sonho para qualquer atleta chegar lá (na Seleção)", comentou o volante ao site oficial do São Paulo.  

"Só posso agradecer pela oportunidade, porque sempre busquei isso. Também agradeço ao São Paulo, porque eu sabia que se fizesse uma grande temporada aqui meu sonho de defender o Brasil poderia se tornar mais próximo", completou. Souza defendeu a seleção brasileira sub-20, em 2009, quando a equipe foi vice-campeã Mundial. 

Ramires sofreu um problema muscular no dia 21 de setembro, em jogo do Chelsea contra o Manchester City. Ele já havia desfalcado a equipe inglesa nos jogos contra Bolton (24/09) e Sporting Lisboa (30/09), e o clube já avisou que o volante também não enfrentará o Arsenal no dia 5 de outubro. Ainda não há uma previsão oficial para o retorno do atleta aos gramados.

"Ele precisa de pelo menos duas semanas de recuperação muscular. Só então saberemos exatamente o prazo", disse José Mourinho, técnico do Chelsea, em entrevista coletiva concedida no dia 26 de setembro.

Nos dois primeiros amistosos de Dunga como técnico da seleção, contra Colômbia e Equador, Ramires foi um dos titulares. Ele atuou ao lado de Luiz Gustavo no setor de contenção do meio-campo, e o Brasil venceu as duas partidas por 1 a 0.

Souza, convocado para o lugar do jogador do Chelsea nos próximos amistosos, tem longo histórico em seleções de base. Ele disputou o Mundial sub-20 em 2009, por exemplo. É o primeiro representante do São Paulo no grupo formado por Dunga para as duas próximas partidas da seleção.

A equipe nacional ainda pode ter mais problemas para os jogos contra Argentina e Japão. O goleiro Jefferson foi substituído na derrota do Botafogo por 3 a 2 para o Santos, na última quarta-feira (01), porque teve um problema em um dos dedos da mão. O zagueiro Marquinhos sentiu dores musculares depois da vitória do Paris Saint-Germain sobre o Barcelona, na terça-feira (30), pela Liga dos Campeões da Uefa.

Questionada sobre esses casos, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) disse apenas que não há novidades sobre o estado físico dos jogadores.