Topo

Everton Costa é abraçado pelo Vasco em mês decisivo da carreira

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/10/2014 06h00

Aplausos efusivos, esposa emocionada na plateia e a honra de vestir a camisa preta, considerada a número um do Vasco da Gama. O tradicional evento de lançamento de uniformes do Cruzmaltino deixou a formalidade de lado e ganhou um toque humano ao ter entre seus modelos Everton Costa, atacante que atravessa uma dura batalha para retomar a carreira após uma forte arritmia cardíaca.

Acompanhado de sua fiel companheira Neiva Costa, o jogador chegou à sede Náutica, na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ), por volta das 19h. Recebeu tratamento de gala e uma mesa especial enquanto ganhava flashes de todos os lados de fotógrafos. Atendeu pacientemente a fãs e sócios e ouvia palavras de incentivo. Sorridente, aguardava o momento de novamente vestir a camisa vascaína, algo que não fazia há seis meses, quando sofreu o mal súbito durante a partida contra o Resende, em São Januário, pela Copa do Brasil.

Já "fardado" com seu uniforme de trabalho, teve seu nome chamado pela locutora e, ao adentrar, foi ovacionado, como se tivesse feito um gol. Emocionado, fez sinal de positivo com as mãos, enquanto ao lado da passarela, sua esposa suspirava fundo e não continha a lágrima.

A cerimônia ocorrida nesta quinta-feira celebrou mais um capítulo do laço afetivo criado entre o clube e o atleta após o fatídico episódio. De lá para cá, mesmo não sendo o detentor de seus direitos e sem saber ao certo se o seu retorno acontecerá, o Vasco fez questão de lhe dar todo o suporte, contratando um cardiologista que é referência no Brasil para a cirurgia e para o acompanhamento. Nas redes sociais, torcedores também não o esqueceram e lhe enviam diariamente mensagens de apoio.

"Este evento foi importante. Mostra que o Vasco é diferente. Além de tudo, tem solidariedade. Na verdade, dentro de campo, ele participou cerca de quatro meses e passou a melhor impressão possível. Foi um jogador que sempre se doou e os aplausos são realmente de reconhecimento ao comprometimento do Everton. O clube está fazendo a parte dele, tentando dar todo o apoio, suporte... Nosso departamento médico está de parabéns por tudo o que tem feito até o momento e, todos nós, assim como o Everton, temos a expectativa de vê-lo em campo novamente", destacou o diretor-executivo do Vasco, Rodrigo Caetano.

Everton Costa e sua esposa Neiva no evento de lançamento dos uniformes do Vasco - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Everton Costa e sua esposa Neiva no evento de lançamento dos uniformes do Vasco
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Da parte de Everton, gratidão é o que não falta. Em seu Instagram e Facebook, não cansa de demonstrar o carinho pelo Vasco. Mais recentemente, sua presença passou a ser constante também em jogos e treinos da equipe. Os companheiros na ativa, por sua vez, passam energias positivas.

"Foi muito legal ver o aplauso da galera quando ele entrou. O Everton é um guerreiro já pela luta, pela batalha que está enfrentando para voltar a jogar. Ele tem estado com a gente nos treinos, nos acompanhado e temos conversado. Lógico que a vida está em primeiro lugar, todo mundo tem uma precaução pelo que aconteceu, mas a gente torce para que volte. Tem sido difícil para o Everton. Eu, particularmente, fiquei muito feliz, principalmente quando foi aplaudido, porque o pessoal reconhece a batalha que ele tem travado", disse o atacante Kléber, um dos "modelos" do evento.

Após a cerimônia, Everton Costa postou uma foto do seu desfile com a legenda:

"A camisa número um de jogo! Emoção! Obrigado, meu Deus! Obrigado, Vasco!".

A decisão sobre o retorno ou não do atacante aos gramados acontecerá no fim de outubro. Atualmente, o atleta vive com um desfibrilador portátil implantado próximo ao coração.