Topo

CBF anuncia corte de Ricardo Goulart e convocação de Kaká para seleção

Guilherme Costa e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo*

03/10/2014 10h51

* Texto atualizado às 12h18

A seleção brasileira terá algumas novidades para os amistosos contra Argentina (11/10, em Pequim) e Japão (14/10, em Cingapura). Um dia depois de a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ter convocado o goleiro Marcelo Grohe (Grêmio) e o volante Souza (São Paulo), o meia Kaká e o zagueiro Juan também foram chamados. O jogador do São Paulo substituirá Ricardo Goulart, do Cruzeiro, cortado por causa de um estiramento na coxa. Já o defensor da Inter de Milão ficará com a vaga de Marquinhos, do PSG, que foi desconvocado também por causa de lesão.

Kaká recebeu a convocação com certa surpresa. "Realmente, minha alegria de estar voltando é imensa, recebi a convocação de forma muito especial. Depois de passa rum longo período sem ser convocado, é um reconhecimento de que venho fazendo uma coisa boa. Fruto do meu trabalho, e alegria pela grande conquista", disse o meia em entrevista coletiva.

Mas a convocação de Kaká não foi bem aceita pelo São Paulo. “O Gilmar [coordenador-técnico da CBF] me ligou há cinco minutos e disse que ele estava convocado. Eu reclamei. A CBF é lamentável. O Brasil é o único lugar em que o campeonato não para na data Fifa, mas ele vai. Falei então que a CBF pague os salários durante o período em que ele estiver convocado”, disse Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.
 
A CBF só confirmou a mudança na seleção cerca de meia hora depois de Cruzeiro e São Paulo terem anunciado. Em nota no site oficial, a entidade disse apenas que o meia do São Paulo se apresentará no domingo. Inicialmente, a comunicação da entidade chegou a desmentir a informação e dizer que "o São Paulo convocou o Kaká".

O jogador do São Paulo volta à seleção brasileira após mais de um ano ausente. O último chamado havia sido em 25 de março de 2013, no duelo contra a Rússia, empate por 1 a 1, na Inglaterra.

Com Felipão, Kaká chegou a integrar o selecionado durante o período pré-Copa de 2014, mas acabou sendo descartado da lista de convocados. O período irregular no Real Madrid contribuiu para o afastamento de Kaká da seleção. De volta ao futebol brasileiro, o meia emplacou bons jogos pelo São Paulo no Brasileirão e terá a oportunidade de trabalhar novamente com Dunga na seleção brasileira.

A seleção brasileira já havia feito mudanças na última quinta-feira (02). O goleiro Marcelo Grohe (Grêmio) e o volante Souza (São Paulo) foram convocados, e o volante Ramires (Chelsea), cortado por lesão.

Os novos convocados não viajarão com os outros jogadores que sairão do Brasil, cujo embarque para Pequim acontecerá na noite do próximo sábado (04). Por questões burocráticas para obtenção de visto, Grohe, Souza e Kaká só devem viajar na segunda-feira (06). Portanto, os três poderão atuar por seus clubes no fim de semana.