Topo

Ronaldinho pede 'basta' ao racismo e diz querer fazer história no México

Do UOL, em São Paulo

07/10/2014 18h33

Vítima de racismo em seus primeiros dias como jogador do Querétaro, do México, Ronaldinho Gaúcho, pediu um basta ao racismo. Apesar do desconforto por ter sido vítima em seu novo país, o brasileiro quer fazer história. 

"Basta. Estamos cansados disso. É um tema que doi, que vai mais que só a cor da pele. espero que termine logo", disse o brasileiro em sua primeira entrevista coletiva como jogador do Querétaro.

"Eu já conhecia o futebol mexicano. Não me arrependo. Vim para cá porque é um futebol que eu gosto e me encanta o amor da torcida. Os mexicanos gostam de futebol como os brasileiros", disse. 

Ronaldinho foi vítima de racismo logo que chegou ao futebol mexicano. O político Carlos Treviño chamou o brasileiro de macaco. Apesar de Treviño ter pedido desculpas, o assunto ainda não foi esquecido.

"Sou tolerante, mas detesto futebol, e o fenômeno idiota que produz. Detesto mais ainda porque as pessoas inundam as ruas e nos atrasam para chegar em casa. E isso tudo para ver um macaco. Brasileiro mas macaco sim. É um circo ridículo", escreveu o político em rede social, no começo de setembro. 

Na época, Ronaldinho chegou a dizer que estava triste com o caso, mas ressaltou a importância de jogar futebol pelo Querétaro.

A estreia do brasileiro pela equipe mexicana aconteceu no dia 17 setembro. Ocasião em que o jogador animou a torcida com dribles, mas acabou errando um pênalti. O Querétaro é o 9º colocado no Campeonato Mexicano com 15 pontos. 

Ronaldinho já quer fazer história pelo clube mexicano. "Eu vim para elevar o nome do Querétaro o mais alto possível. Sou um jogador que o que mais quero é fazer história dentro do futebol mexicano. Sei que é difícil, mas tenho muita vontade de conquistar coisas grandes", completou Ronaldinho na entrevista coletiva.