Topo

Agora amigo, Neymar admite mudança em relação com ídolos Kaká e Robinho

Guilherme Costa

Do UOL, em Pequim (China)

10/10/2014 03h11

Em 2002, Kaká fez parte do elenco da seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo na Coreia do Sul e no Japão. Robinho despontou na mesma temporada e foi protagonista do título do Santos no Campeonato Brasileiro. Neymar tinha dez anos. Hoje, os dois ídolos do passado estão tentando reconquistar espaço na seleção brasileira. O protagonista do time é o garoto daquela época, que atualmente é atacante do Barcelona. Essa mudança inversão de status mudou também a relação entre os jogadores. Neymar, que antes era fã, teve de aprender a ver Kaká e Robinho como amigos.

“É uma felicidade, uma honra muito grande. Agora que já virou amigo é difícil tratar como ídolo, já que um fica zoando o outro, mas é um carinho muito grande que eu tenho por eles”, disse Neymar nesta sexta-feira (10), em Pequim.

Protagonista da seleção na Copa, Neymar ganhou ainda mais status depois do torneio. O atacante já era referência técnica e dono da camisa 10, mas passou a usar também a braçadeira de capitão.

Robinho voltou à seleção nos primeiros amistosos pós-Copa. Ele não estava na lista inicial do técnico Dunga para os amistosos contra Colômbia e Equador, mas foi chamado após Hulk ter sido cortado.

Na convocação para os jogos contra Argentina (11/10, em Pequim) e Japão (14/10, em Cingapura), Robinho já esteve no grupo inicial. Kaká não havia sido escolhido por Dunga, mas também ganhou espaço após uma lesão – ele substituiu Ricardo Goulart, do Cruzeiro, que foi cortado.

“Eu falo isso para os dois: são dois grandes ídolos, e estar convivendo nos faz pensar ainda mais que precisamos acreditar nos nossos sonhos. Há um tempo eu estava vendo os dois jogando uma Copa do Mundo, e hoje eu estou ao lado deles”, afirmou Neymar.

A análise do camisa 10 sobre os dois jogadores mais experientes da atual seleção brasileira, aliás, é bem similar ao discurso adotado por outros atletas. Todos os atletas que falaram sobre o assunto disseram que são fãs de Kaká e Robinho.

“São ídolos de todo mundo, e espero que a gente possa se entender dentro de campo”, projetou Neymar.

Kaká tem sido o jogador mais badalado da seleção brasileira em Pequim. No sábado (11), ele e Robinho começarão entre os reservas no confronto com a Argentina, no estádio Ninho de Pássaro. A partida terá início às 9h05 (de Brasília) e será válida pelo Superclássico das Américas.