Topo

Holanda sofre com retranca, mas vira sobre Cazaquistão e vence a primeira

Do UOL, em São Paulo

10/10/2014 17h34

A Holanda, terceira colocada da Copa do Mundo de 2014, sofreu para conquistar sua primeira vitória nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016. Nesta sexta-feira, jogando em Amsterdã, o time comandado por Guus Hiddink derrotou o Cazaquistão por 3 a 1 de virada, superando o forte sistema defensivo dos visitantes. O jogo foi válido pela segunda rodada do Grupo A da competição.

O resultado veio em boa hora para os holandeses, que estrearam perdendo fora de casa por 2 a 1 para a República Tcheca. Os cazaques, por outro lado, chegaram a complicar para os anfitriões, mas seguem com um ponto só – na primeira rodada, a equipe empatou em casa por 0 a 0 com a Letônia.

Fases do jogo: Com a missão de fazer valer seu mando de campo após a derrota para os tchecos, a Holanda começou o jogo pressionando e chegou a abrir o placar aos 11 min do primeiro tempo – no entanto, a arbitragem invalidou o gol, assinalando um impedimento duvidoso de Van Persie. Aí foram os cazaques que fizeram o primeiro gol legal na Amsterdam Arena: aos 16 min, Abdulin aproveitou escanteio cruzado pela direita e marcou de cabeça.

A Holanda apostava muito nas bolas aéreas e teve duas boas oportunidades de empatar com Van Persie – as duas, aos 20 min e aos 22 min, foram para fora. No entanto, diante de uma defesa bem posicionada, os holandeses tiveram dificuldades para chutar ao gol defendido por Aleksandr Mokin. Os cazaques, por sua vez, pouco criaram.

No segundo tempo, Guus Hiddink promoveu a entrada de Huntelaar na vaga de De Jong, deixando o time mais ofensivo. A Holanda passou a criar, e finalmente chegou ao empate: aos 16 min, Afellay levantou a bola na área, e o próprio Huntelaar subiu mais alto que a zaga para cabecear para o gol. O Cazaquistão acusou o golpe e perdeu Dzolchiyev expulso dois minutos depois, por um carrinho por trás em Afellay.

O Cazaquistão não conseguia então se defender com qualidade, e adotou então outra tática: parar o jogo. Em uma das faltas para a Holanda, aos 28 min, Robben mandou a bola no travessão e quase virou o jogo. Com 30 min, Huntelaar girou bonito na marcação e ficou cara a cara com Mokin, mas bateu em cima do goleiro. No fim, de tanto apertar, a Holanda chegou à virada: aos 38 min, após bola afastada por Gurman, Afellay pegou a sobra fora da área e mandou para o gol, contando com um desvio para enganar o goleiro. Mais tarde, aos 43 min, Van Persie sofreu pênalti, que ele mesmo converteu.

O melhor: Huntelaar - A Holanda tinha dificuldades para criar no primeiro tempo. Foi aí que o camisa 19 saiu do banco de reservas e mudou a partida. Além de fazer o gol de empate do time alaranjado, deu variedade ao setor ofensivo dos comandados de Guus Hiddink. Tivesse sido titular, o jogo poderia ter sido bem mais tranquilo.

O pior: Martins Indi - Um dos destaques da campanha da Holanda na Copa do Mundo de 2014, o zagueiro falhou no lance do gol do Cazaquistão. Era ele o responsável por marcar Abdulin, mas ficou para trás na área e viu o rival balançar as redes. Poderia ser pior, mas os cazaques não criaram tanto assim.

Toque dos técnicos: Yuri Krasnozhan não teve pudores ao escalar o Cazaquistão com cinco homens na defesa, apostando no 5-4-1. Desde o começo do jogo, a proposta do treinador ficou clara: fechar sua equipe na defesa e jogar pela famosa “uma bola” para não deixar Amsterdã sem pontuar. Quase conseguiu.

Já Guus Hiddink fez o esperado: colocou o time para frente. Com um 4-3-3 no papel (que, na prática, era um 4-3-2-1, com Van Persie mais adiantado), a Holanda pressionou e buscou o gol de todas as formas. A situação se intensificou com o placar adverso: Guus Hiddink tirou De Jong e colocou Huntelaar, em um movimento que seria quase kamikaze contra um time que não jogasse tão recuado.

Para lembrar: Nas Eliminatórias para a Euro 2012, a Holanda venceu nove de seus dez jogos na fase de grupos, sofrendo apenas uma derrota (3 a 2 para a Suécia). O Cazaquistão, por sua vez, venceu uma e empatou outra em dez jogos pela sua chave.

HOLANDA 3 X 1 CAZAQUISTÃO

Data: 10 de outubro de 2014
Horário: 15h45 (de Brasília)
Local: Amsterdam Arena, em Amsterdã (Holanda)
Árbitro: Matej Jug (EVN)
Assistentes: Matej Zunic (EVN) e Bojan Ul (EVN)
Gols: Huntelaar (HOL), Afellay (HOL) e Van Persie (HOL); Abdulin (CAZ)

Holanda: Cillessen; Van der Wiel, De Vrij, Martins Indi (Fer) e Blind; De Jong (Huntelaar), Afellay e Sneijder; Lens, Van Persie e Robbe
Técnico: Guus Hiddink

Cazaquistão: Mokin; Miroshnichenko, Dmitrenko (Gurman), Vorotnikov, Abdulin e Suyumbayev; Bogdanov, Karpovic (Korobkin), Shomko e Dzolchiyev; Khizhnichenko (Nurgaliyev)
Técnico: Yuri Krasnozhan