Topo

Câmera flagra briga com argentinos e Dunga diz que massagista quis aparecer

Reprodução da imagem do Sportv que mostra Dunga ofendendo auxiliar argentino - Reprodução/Sportv
Reprodução da imagem do Sportv que mostra Dunga ofendendo auxiliar argentino Imagem: Reprodução/Sportv

Do UOL, em São Paulo

11/10/2014 11h34

Uma câmera exclusiva do Sportv flagrou Dunga no meio de uma discussão áspera com membros da comissão técnica da Argentina, com trocas de farpas dos dois lados. Segundo o técnico da seleção brasileira, a culpa foi do massagista do time rival.

"O rapaz que estava no banco, o massagista, cria confusão no showbol, no vôlei. E ele não é ninguém. Quem não é do metiê quer o minuto de glória. Nada contra o rapaz, mas pode controlar", disse Dunga, sem citar o nome da pessoa em questão. 

"Eu respeito muito o treinador da Argentina. Cada um reclama para a sua equipe. Foi falta na frente do nosso banco, nós reclamamos e eles acharam que não era para reclamar", completou o treinador, em entrevista coletiva transmitida pelo Sportv. 

O entrevero ocorreu no fim do segundo tempo. Quando a imagem enquadra Dunga, o técnico está com a mão próxima do nariz repetindo diversas vezes a frase. Quando vira para o lado, o comandante da seleção ainda fala algo em tom mais baixo, mas difícil de distinguir. 

A imagem, então mostra Jorge Pautasso, auxiliar-técnico de Martino, sendo contido por colegas do banco de reservas da Argentina enquanto chama Dunga de "puto". Luiz Carlos Jr, narrador do Sportv, classificou a atitude de Dunga como "deselegante" e disse que ele estava fazendo "uma alusão clara ao uso de cocaína" ao fazer o gesto no nariz. Ao passar a mão no nariz, o técnico brasileiro disse: "você é igualzinho a ele".

De acordo com o discurso de Dunga, Pautasso não foi o protagonista da discussão, mas aparentemente tomou as dores. Ele é o braço direito de Tata Martino desde que ambos jogaram juntos no Newell's Old Boys, no começo da década de 1990. Desde 1998, ele compõe a comissão do antigo companheiro, com quem esteve na seleção paraguaia, no próprio Newell's e no Barcelona, no ano passado. 

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, Pautasso chegou a encarar Dunga no mesmo patamar. Expulso dois jogos antes do confronto do Paraguai contra o Brasil, Martino deu lugar ao seu auxiliar, que comandou o time que perdeu da seleção brasileira por 2 a 1, em Recife - gols de Robinho, Nilmar e Cabañas. Na época, a partida ganhou tons de revanche e foi quente, com uma virada verde-amarela. 

A confusão deste sábado, felizmente, não afetou o andamento da partida, que terminou com vitória brasileira por 2 a 0, com dois gols de Diego Tardelli. Foi o primeiro grande confronto da seleção no novo momento, depois de vitórias contra Colômbia e Equador.