Topo

Goleiro toma 6, faz gol contra, comete pênalti... e sai aplaudido de campo

Jordan Perez, goleiro de Gibraltar, recebeu a piedade da torcida irlandesa em Dublin - RAFAEL MARCHANTE / Reuters
Jordan Perez, goleiro de Gibraltar, recebeu a piedade da torcida irlandesa em Dublin Imagem: RAFAEL MARCHANTE / Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/10/2014 15h06

O goleiro Jordan Perez teve um dia inesquecível neste sábado. Gibraltar, sua seleção, não apenas sofreu uma goleada por 7 a 0 para a Irlanda, como um dos gols foi um bizarro gol contra que saiu dos pés dele. Em um contra-ataque, o goleiro foi vencido pelos atacantes irlandeses, que chutaram para marcar. Milagrosamente, porém, um zagueiro de Gibraltar conseguiu evitar o gol quase em cima da linha. A bola voltou para o meio da área, e Perez, aparentemente esquecendo-se que podia usar as mãos, tentou tirar o perigo com os pés e acabou chutando de volta para as redes.

Ele também já tinha feito um pênalti na partida. No meio do segundo tempo, muito abatido, foi substituído pelo treinador.

Mas a torcida irlandesa, maioria em Dublin, deu um show de espírito esportivo e piedade e ovacionou Perez enquanto ele caminhava para o banco de reservas. "Se alguém encontrar Perez hoje, pague uma cerveja para ele", brincou um irlandês no Twitter. Gibraltar, o membro mais novo da UEFA, joga a sua primeira Eliminatória para a Euro e é o grande saco de pancadas da competição.

Foi a segunda derrota por 7 a 0 em dois jogos – antes, a Polônia já havia aplicado o mesmo placar sobre o novato. Gibraltar ainda enfrentará a Alemanha neste grupo.

Neste sábado, em Dublin, quando já estava 7 a 0, os irlandeses começaram a cantar “Nós queremos dez!” nas arquibancadas. A pequena torcida gibraltina, bem-humorada, respondia: “Nós queremos um”.

O time visitante teve, porém, poucas chances de fazer seu primeiro gol na competição. O grande nome do dia foi o atacante Robbie Keane, que fez os três primeiros gols da partida, antes dos 18 minutos. É um recorde do torneio.