Topo

Rooney cobra falta perfeita e ajuda a Inglaterra a vencer a Estônia

Do UOL, em São Paulo

12/10/2014 14h51

A Inglaterra contou com a habilidade de seu principal jogador, Wayne Rooney, para chegar à vitória pro 1 a 0 sobre a Estônia pelas Eliminatórias para a Euro 2016. Com um a menos durante quase todo o segundo tempo, os estonianos jogaram todos fechados, mas não resistiram quando o camisa 10 e capitão inglês cobrou uma falta com extrema precisão, no cantinho do goleiro adversário. Os ingleses ainda tentaram aumentar no final, mas não conseguiram - Rooney ficou na cara do goleiro nos acréscimos, mas parou em suas mãos.

A vitória fora de casa mantém a Inglaterra na liderança do grupo E, com 100% de aproveitamento – três triunfos em três jogos. A chave ainda tem adversários como Eslovênia e Suíça. A Eslovênia, por sinal, será o próximo adversário da Inglaterra, na sexta-feira. Já a Estônia, que venceu um jogo e perdeu outro, enfrentará San Marino, o saco de pancadas do grupo.

Fases do jogo. Jogando em casa, a Estônia tentou fazer valer sua vantagem e sufocar os favoritos ingleses logo no começo. Tiveram uma boa chance nos primeiros minutos, mas a desperdiçaram. O primeiro tempo transcorreu morno, um pouco preguiçoso de ambos os lados. A partida só esquentaria no começo da etapa final, quando Klavan, o capitão da Estônia, foi expulso, o que fez sua defesa se abrir toda. Roy Rodgson, o técnico inglês, fez substituições para aproveitar melhor os espaços.

A ideia era explorar os lados do campo. O lateral Chambers abusou de chuveirinhos na área, mas o gol só veio com uma cobrança de falta perfeita de Rooney, que o goleiro estoniano não conseguiu deter. Depois do 1 a 0, a Inglaterra administrou o resultado e ainda tentou aumentar. O time da casa, por outro lado, apostava em um contra-ataque para chegar ao empate, mas não conseguiu.

O melhor. Rooney. Cobrando falta com perfeição, fez o seu segundo gol nas Eliminatórias, o 43º com a camisa da seleção. Capitão, ele assumiu a responsabilidade e buscou o ataque na maior parte do tempo.

O pior. Klavan. O capitão estoniano deixou sua equipe em situação delicada ao ser expulso logo no segundo minuto da etapa final. A partir daí, só deu Inglaterra, que sufocou os rivais até chegar ao gol.

Chave do jogo. A paciência inglesa. Com igualdade numérica, os ingleses tiveram muita dificuldade para furar a defesa estoniana, mas quando ficaram com um a mais, começaram a martelar, martelar até que conseguiram o gol naturalmente.

Para lembrar:

No gogó. Mesmo vendo seu time passando sufoco, a torcida estoniana em Taillin mostrou muita animação. Contra os ingleses, eles cantaram por diversos momentos a canção “Hey Jude”, dos Beatles.

No gogó 2. Mesmo fora de casa, os fanáticos torcedores ingleses se fizeram notar nas arquibancadas. Eles entoaram à capela o “God Save The Queen”, o hino do país

100%. Foi a terceira vitória em três jogos dos ingleses nas Eliminatórias da Euro. Embora não tenham feito uma partida primorosa, mostraram que pelo menos estão seguros depois do fracasso na Copa do Mundo no Brasil.