Topo

Holanda perde de zebra Islândia e amarga má fase após a Copa

Do UOL, em São Paulo

13/10/2014 17h37

Pouco tempo passou, mas a Holanda parece não ser a mesma seleção que encantou na Copa do Mundo do Brasil. Nesta segunda-feira, a equipe dirigida por Guus Hiddink foi derrotada pela Islândia em Reykjavik por 2 a 0 e já enfrenta situação delicada em seu grupo nas eliminatórias para a Eurocopa de 2016.

Com o resultado, os holandeses ficam na terceira colocação do grupo A, com apenas três pontos somados, atrás de República Tcheca e da própria Islândia.

Tchecos e islandeses lideram com 100% de aproveitamento (9 pontos). Nesta segunda-feira a República Tcheca derrotou o Cazaquistão fora de casa por 4 a 2. 

Há apenas três meses, ainda nas mãos de Louis van Gaal, a Holanda saiu do Brasil com a terceira colocação da Copa, derrotando os anfitriões na partida final por 3 a 0. Depois, já com Hiddink no comando, o time foi batido pela Itália em partida amistosa.

Em seguida, os holandeses estrearam nas eliminatórias da Eurocopa com derrota para a República Tcheca (2 a 1), mas se recuperaram na última semana, com vitória sobre o Cazaquistão (3 a 1).

Nesta segunda-feira, a Islândia abriu o placar logo aos 10min de jogo, através de um pênalti cometido por Van der Wiel. Gylfi Sigurdsson bateu bem no canto esquerdo e colocou os donos da casa em vantagem.

O camisa 10 islandês, jogador do Swansea City, ampliou para os locais ainda antes do intervalo. Aos 42min, Sigurdsson anotou após escanteio cobrado por Sigthórsson, contando com um vacilo de posicionamento dos holandeses.  

A Holanda entrou em campo com a mesma base do time que conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo do Brasil há alguns meses, contando com o veterano trio Sneijder, Robben e Van Persie. O atacante do Manchester United e o ponta do Bayern de Munique perderam boas chances de marcar no primeiro tempo.

Em outra partida do grupo A nesta segunda-feira, a Turquia arrancou empate na Letônia, 1 a 1, e somou seu primeiro ponto nas eliminatórias.