Topo

Del Bosque vai deixar o comando da Espanha após a Eurocopa-2016

Das agências internacionais

Em Madri (Espanha)

14/10/2014 07h31

Vicente del Bosque já tem data para deixar a seleção espanhola. Em entrevista ao programa Radiogaceta de Notícias, da emissora de rádio espanhola Nacional, o treinador confirmou que encerrará sua passagem pela Fúria no fim da Eurocopa-2016.

Ao ser questionado o torneio continental seria seu ponto final na Fúria, Del Bosque foi categórico. “Certamente. Vamos chegar à França [sede da Eurocopa-2016] e veremos. Em teoria, é minha meta final. E sempre tentarei defender o futebol, esteja eu na seleção ou em minha casa”, disse.

Del Bosque, de 63 anos, assumiu o comando da seleção espanhola em 2008, quando substituiu Luis Aragonés. O treinador levou a Fúria a um patamar que a equipe nunca havia alcançado. Os espanhóis conquistaram o título inédito da Copa do Mundo, em 2010, com um estilo de jogo conhecido como tiki taka – baseado na intensa troca de passes e prioridade na posse de bola. Além do Mundial, Del Bosque também foi campeã da Euro-2012.

O treinador sofreu forte pressão para deixar o cargo depois do fiasco espanhol na Copa do Mundo-2014. A seleção foi eliminada ainda  na primeira fase, com direito a uma goleada de 5 a 1 sofrida para a Holanda. Mesmo com a péssima campanha, Del Bosque foi mantido e deu início ao processo de renovação da Fúria.