Topo

Gênio, especial e melhor do mundo: Neymar impressiona jogadores da seleção

Guilherme Costa

Do UOL, em Cingapura

14/10/2014 17h34

Não foram apenas os torcedores presentes no National Stadium, em Cingapura, que ficaram impressionados com o desempenho do atacante Neymar. Os quatro gols marcados pelo camisa 10 da seleção brasileira na vitória por 4 a 0 sobre o Japão, nesta terça-feira (14), renderam elogios até entre os companheiros.

“Temos de aproveitar e tratar o Neymar com muito carinho porque ele é um gênio, e do jeito que ele é vão se passar muitos anos para vir outro. Houve a época do Ronaldo, a época do Ronaldinho, e o Neymar é o gênio que nós estávamos precisando. E eu uso essa palavra pelo que ele mostra dentro de campo, não por ter mídia em volta dele”, disse o lateral esquerdo Filipe Luís.

Antes de Neymar, o último representante da seleção brasileira a fazer quatro gols numa partida havia sido Romário, contra a Venezuela, em 2000. O atual dono da camisa 10 já balançou as redes 40 vezes pela equipe nacional. Aos 22 anos, é o quinto maior da história em números apenas de jogos oficiais.

“Neymar é um grande jogador. É um dos melhores do mundo, e a gente fica feliz por ele estar bem”, comemorou o meia Oscar. “Ele impressiona todo mundo a cada jogo. É um cara quase completo, que não perdoa quando tem uma chance”, completou.

Outros jogadores também usaram superlativos para definir Neymar. “Sempre falei que ele vai ser o melhor jogador do mundo. É só continuar trabalhando como ele faz, sendo a pessoa humilde que ele é, sempre querendo aprender”, afirmou o volante Elias.

“É o jogador mais especial com quem eu já joguei, em todos os sentidos. Totalmente diferenciado, um cara que improvisa, e com certeza é uma honra jogar do lado dele”, adicionou o goleiro Jefferson.

“A gente tem um dos melhores jogadores do mundo na seleção. É admirar e aprender com ele no dia a dia. Neymar vai ser o melhor do mundo, com certeza”, completou o lateral direito Mário Fernandes.

Os gols foram apenas parte do repertório que Neymar mostrou contra o Japão. O atacante cobrou uma falta na trave, arrancou com a bola, distribuiu dribles e ainda deu passes para Philippe Coutinho e Robinho finalizarem no segundo tempo.

“Neymar sempre movimenta nos passes. Facilita para quem está ali atrás. Hoje ele estava inspirado, e aí ficou fácil para a gente. Com certeza [é o atacante mais especial com quem eu já joguei]. Ele e o Suárez são os melhores”, avaliou Coutinho, que entrou no segundo tempo e deu o lançamento para o segundo gol.

O único que não estava tão feliz com Neymar era Éverton Ribeiro. Em tom de brincadeira, o jogador do Cruzeiro lembrou de um lance no segundo tempo. Ele fez um passe da direita para a esquerda e encontrou o camisa 10 dentro da área. O atacante do Barcelona teve tranquilidade para se livrar de um marcador, mas finalizou para fora.

“Ele devia ter feito. Eu falei: ‘Faz e me consagra’. Mas brincadeira à parte, foi um bom jogo. A gente sabe que ele vai resolver ali para a gente. Ele é diferente”, encerrou o meia.