Topo

Corinthians lamenta redução de crianças no gramado imposta pela Globo

Romarinho entra no gramado do Pacaembu cercado por crianças  - Leandro Moraes/UOL
Romarinho entra no gramado do Pacaembu cercado por crianças Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 18h01

O Corinthians se manifestou oficialmente sobre a decisão da CBF de reduzir o número de crianças permitidas para entrar no gramado com os jogadores. O clube lamentou por não conseguir atender mais as solicitações dos alunos das escolinhas de futebol do clube e disse que continua trabalhando para mudar a situação.

Em nota divulgada no site oficial, o Corinthians explica que já tinha agendada a participação de 120 crianças no jogo no dia 11 de setembro contra o Atlético-MG e foi obrigado a cancelar a atividade.

"Em respeito aos milhares de alunos das unidades Chute Inicial informamos que continuaremos trabalhando para mudar esse contexto, pois sabemos da importância dessa ação dentro da rede de escolas e em benefício das crianças envolvidas".

A CBF tomou a decisão para acatar um pedido da TV Globo. A emissora detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão queria deixar o início dos jogos mais limpo sem que os atletas ficassem encobertos, se aproximando do 'padrão Fifa' usado na Copa do Mundo. Agora, cada jogador só pode levar duas crianças para o campo. Antes o número de crianças por time chegava a 100.

A medida causou transtorno aos clubes que já tinham compromissos agendados com patrocinadores e alunos das escolinhas de futebol. Os principais clubes da Série A se uniram e enviaram um comunicado à CBF pedindo que a entidade voltasse atrás em sua decisão. Os clubes alegam que a ação não traz qualquer prejuízo ao espetáculo e ainda representa um sonho para as crianças, sendo importante para a formação de novos torcedores. No entanto, a CBF respondeu os clubes dizendo que vai manter a decisão.

O Corinthians explica o episódio na nota. "Após tal episódio, o Sport Club Corinthians Paulista, juntamente com os principais clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, enviaram no dia 29 de setembro ofícios à CBF pedindo para que a medida em questão fosse revista, pois além de não existirem ocorrências que prejudicassem o andamento da partida, a ação dos mascotes é um momento único no qual a criança vive o sonho de estar próxima dos seus ídolos, contribuindo sobremaneira para a formação de novos torcedores. Todavia, no dia 6 de outubro recebemos a resposta da entidade informando que irá manter a limitação durante o campeonato, o que seremos obrigados a cumprir".