Topo

Depois da Copa, Brasil só não é melhor que dois gigantes do futebol

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 06h00

A Copa do Mundo acabou e deixou um efeito avassalador para o Brasil, que viveu o maior vexame de sua história. Três meses depois, a seleção brasileira mostra mais resultados que todos os outros gigantes. Na verdade, quase todos. Exceção feita a Itália e Inglaterra, nenhum dos outros campeões mundiais ganhou tanto como o time de Dunga.

O Brasil, como se sabe, soma quatro vitórias em quatro jogos. Triunfos por 1 a 0 contra Colômbia e Equador, um 2 a 0 contra a vice-campeã mundial Argentina e o show de Neymar no 4 a 0 contra o Japão. É mais que quase todas as seleções de peso atuais, se forem somados números, força dos rivais e repercussão das atuações. 

Itália e Inglaterra, igualmente, somam quatro vitórias, mas amealham mais críticas às suas atuações que a seleção brasileira. A França, que têm agradado em amistosos, teve um único tropeço depois do Mundial, e fecha a lista das potências em alta – a Argentina entraria aqui se não tivesse perdido para o Brasil, um confronto direto importante.  

Espanha, Uruguai e Portugal, que não fizeram grande papel na Copa, seguem decepcionando. Alemanha e Holanda, por sua vez, surpreendem negativamente, logo depois de terem ido tão bem no Mundial.