Topo

Platini propõe novas regras para o futebol: 5 alterações e cartão branco

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 17h22

Presidente da Uefa, o ex-jogador Michel Platini publicou nesta quinta-feira um livro - "Parlons Football" (ou "Falemos de Futebol", em tradução livre) - onde propõe mudanças em algumas regras do futebol. O francês é o principal opositor ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, cujo mandato vai até 29 de maio de 2015.

Aumentar o número de substituições e incluir um "cartão branco" são as principais mudanças propostas. Platini acredita que os times deveriam poder fazer duas alterações durante o intervalo, além de manter as três mudanças com a bola rolando.

"O jogo assim não sofreria a desvantagem das interrupções, mas apenas modificações. As equipes têm plantéis numerosos que convêm ter isso em consideração", explica o dirigente, em trecho destacado pelo jornal Record.

Já o "cartão branco" seria uma punição entre o cartão amarelo e o vermelho, que deixaria os jogadores dez minutos fora da partida, como acontece em alguns esportes, como o hóquei.

"Não confundir isto de maneira nenhuma com o cartão amarelo, que se destina às faltas que acontecem durante o jogo", explicou.

Outras sugestões descritas no livro são: colocar juízes na linha de fundo (como já acontece no Brasileiro), abolir a idade limite dos árbitros (eles se aposentam hoje aos 45 anos) e acabar com a punição tripla para quem comete pênalti visando evitar um gol. Pela regra atual além do pênalti, o jogador acaba expulso e suspenso no próximo jogo. Platini pensa que um cartão amarelo resolve o problema.

O presidente da Uefa também reclamou de uma questão extra-campo, solicitando a inclusão de mais quatro membros - ex-jogadores e técnicos - além das oito pessoas que compõe a International Board.