Topo

Arena do Palmeiras inaugura em 22 dias. O que falta para ficar pronta?

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

17/10/2014 06h01

O calendário de datas importantes palmeirenses ganhará mais um dia para não ser esquecido. A partir das 19h30 do sábado, 8 de novembro de 2014, a equipe de tradições italianas entra na nova era das modernas arenas ao enfrentar o Atlético-MG pelo Brasileirão. A 22 dias de a bola rolar pela primeira vez em uma competição oficial, o estádio está 97% pronto e precisa de pequenos acertos para que possa ser entregue definitivamente para a torcida, que não sabe o que é jogar em casa desde o dia 9 de julho de 2010.

O passo mais visível será finalizar a fachada. O aço inoxidável que está sendo instalado no lado externo do estádio ainda não reveste todas as paredes e está na sua fase final. A tendência é que isso não esteja 100% na data de inauguração.

A cobertura, que já foi completamente instalada, inclusive com o sistema de captação das águas da chuva, ainda precisa de uma pintura, que já está em andamento. Neste caso, isso deve ser entregue dentro do prazo.

Um setor que deve funcionar de forma parcial no dia 8 é o das lanchonetes e restaurantes. O espaço já foi entregue, mas as empresas responsáveis precisam mobiliar e fazer as instalações necessárias para servir ao público.

Ainda há a necessidade da instalação da comunicação visual. A sinalização de como chegar a cada parte do estádio está parcialmente instalada, especialmente nos setores em que acontecem os eventos-testes. Até o dia 8, tudo estará pronto para que nenhum torcedor se perca em meio aos 43 mil lugares.

Os camarotes ainda não estão completamente prontos, mas dependem de seus donos para que possam ser decorados de forma plena. A WTorre, construtora responsável pela obra, entrega apenas o espaço e deixa que cada proprietário decore a seu gosto.

O gramado, os vestiários, as instalações para a imprensa, as escadas rolantes e elevadores já estão em pleno funcionamento. Os sistemas de iluminação, áudio e também do telão já foram testados e receberam o sinal verde para funcionar.

Na parte burocrática, o estádio receberá um aval a cada evento-teste que for realizado e não apresentar o problema. Isso ocorreu no dia 27 de setembro, quando um filme foi exibido para 3 mil pessoas. Será assim caso a despedida de Ademir da Guia, no dia 25 de outubro, não apresente problemas com os 10 mil convidados. Ainda não há um terceiro teste marcado e a administração do estádio não descarta que ele não aconteça e que, por isso, a inauguração tenha capacidade reduzida.

O Allianz Parque tem 11 patrocinadores, espaço para 43 mil pessoas em jogo de futebol e para 55 mil em eventos de grande porte, como o show do Paul McCartney no dia 25 de novembro. A construtora informa que o investimento foi de R$ 630 milhões, sendo 100% da verba da iniciativa privada.