Topo

Brasileiro faz golaço e garante vitória de virada do PSG

Do UOL, em São Paulo

17/10/2014 18h14

O Paris Saint-Germain aos poucos começa a se acertar no Campeonato Francês e demonstra que vai brigar outra vez pelo título. Com direito a um golaço de cobertura do brasileiro Maxwell, o time de Paris venceu o Lens de virada nesta sexta-feira, por 3 a 1, fora de casa, e voltou à vice-liderança da competição.

O lindo gol do lateral esquerdo brasileiro saiu ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava empatado. O goleiro Riou cortou o cruzamento e a bola sobrou na intermediária para Maxwell. Sem pensar duas vezes, o jogador arrumou para a perna direita, que não é a boa, e mandou por cobertura para marcar o segundo do PSG. Cavani e Cabaye completaram para o clube da capital. Quem também esteve em campo foi Lucas. O meia brasileiro foi titular, mas não conseguiu o destaque de outras rodadas. Coulibaly descontou.

O resultado coloca o Paris Saint-Germain na vice-liderança da Ligue 1, com 18 pontos (quatro a menos do que o líder Olympique de Marselha). O time de Laurent Blanc cair para o terceiro lugar, caso o Bordeaux vença na rodada. Já o Lens

O jogo também ficou marcado pela expulsão polêmica de Edinson Cavani. O atacante uruguaio fez o terceiro gol do PSG, de pênalti. Na comemoração, ele apontou para a torcida adversária e simulou um tiro. O árbitro Nicolas Rainville não aprovou a ideia e aplicou o amarelo. Indignado, Cavani tentou argumentar puxando o braço do juiz. A situação só piorou e o centroavante levou o vermelho.

Fases do jogo: Bola para o PSG e contra-ataque rápido. Essa foi a proposta do Lens para o começo de jogo. Defensiva demais ou não, deu certo e os donos da casa conseguiram abrir o placar aos 10 minutos. Coulibaly aproveitou a dificuldade da defesa adversária em afastar a bola e mostrou oportunismo para bater cruzado e sem chances no canto de Sirigu.

Os problemas do Lens começaram aos 28 minutos. Após jogada rápida pela esquerda, Cabaye chegou batendo firme da entrada da área e igualou. A virada veio pouco tempo depois, com o golaço de Maxwell, que aproveitou a sobra na intermediária e pegou o goleiro adiantado para virar.

Tudo ficou ainda pior para os donos da casa após o intervalo. Como se não bastasse a desvantagem no placar, o Lens ainda teve dois jogadores expulsos: Gabmin e Le Moigne. O último ainda foi responsável pelo pênalti convertido por Cavani, que selou a vitória dos parisienses.

O melhor – Maxwell – O lateral esquerdo brasileiro fez um lindo gol da intermediária e ainda apoiou bem o ataque do PSG em diversos momentos do jogo.

O pior – Cavani – Mesmo com as duas expulsões do Lens, Cavani conseguiu ser o pior em campo. Com o placar já definido, o uruguaio comemorou de forma polêmica e ainda puxou o braço do juiz tentando argumentar. Acabou expulso e pode prejudicar o time na próxima rodada.

Toque dos técnicos: Blanc tem motivos de sobra para comemorar. Além do resultado e do bom futebol, o técnico consegue acalmar os ânimos de Cavani. Insatisfeito por jogar fora de posição, o uruguaio quase saiu do clube, mas finalmente pode atuar como centroavante devido a lesão de Ibrahimovic. O resultado é um ataque um pouco mais veloz e tão matador quanto quando o sueco está em campo.