Topo

Grêmio agenda reunião para segunda e começa a tratar do elenco para 2015

Grêmio debate elenco para 2015 na próxima semana, após eleição - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Grêmio debate elenco para 2015 na próxima semana, após eleição Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/10/2014 10h15

A temporada se aproxima do fim e mesmo antes de saber se terá ou não Libertadores no calendário em 2015, o Grêmio já iniciará a montagem do grupo. Na segunda-feira, Luiz Felipe Scolari se reunirá com a direção para analisar o que terá em mãos no ano que vem. 

Na segunda-feira, Scolari já saberá se terá que conversar com a atual direção ou outra. A eleição que define o comando do clube será realizada no sábado. E será com quem vencer o encontro que analisará o grupo. 
 
"A partir desta segunda e terça vamos começar a discutir o número de jogadores, quantos precisaremos, quais posições, quais jovens vamos aproveitar, uma série de detalhes no projeto. Está marcada uma reunião da comissão técnica, departamento físico, de avaliação e direção. Temos um ou outro menino que ainda não subimos. O Liverson [que recentemente veio da base] fez um trabalho especial para perder alguns quilos e poder treinar conosco. Agora está treinando. Temos emprestados que podem voltar. Alguns podem ser aproveitados. Uma série de fatores", afirmou Felipão. 
 
Será o primeiro passo na formação do elenco para próxima temporada. Além de pensar em quem contar, Felipão também não sabe se terá Dudu e Alán Ruiz no grupo. Ambos tem contrato no fim. O mesmo vale para Fellipe Bastos, cujo empréstimo do Vasco também acaba no fim de dezembro. 
 
A lista dos que devem deixar o clube começa por Edinho e Werley. O primeiro tem contrato por encerrar e não será renovado. O segundo, cujo vínculo é mais longo, será negociado. 
 
Entre os que estão emprestados, o principal nome é Marcelo Moreno. O contrato do boliviano com o Grêmio vai até dezembro do ano que vem. No entanto, a tendência é que o goleador do Brasileirão não seja aproveitado e acabe permanecendo no Cruzeiro. 
 
O pontapé inicial para 2015 será dado após a eleição que definirá o próximo presidente. No futebol, a mudança com a implantação do cargo de vice de futebol já aponta nomes definidos para o biênio 2015 e 2016. Se Romildo Bolzan Júnior vencer, Fábio Koff será o vice. Se for Homero Bellini Júnior, o vice será Antônio Carlos Maineri.