Topo

Nove times por cinco vagas. Entenda a corrida pela Libertadores de 2015

Nove times do país mantêm chances relevantes de ir à Copa Libertadores 2015 - Getty Images, ESTADÃO CONTEÚDO, AGIF, CAM/Divulgação, UOL e VIPCOMM
Nove times do país mantêm chances relevantes de ir à Copa Libertadores 2015 Imagem: Getty Images, ESTADÃO CONTEÚDO, AGIF, CAM/Divulgação, UOL e VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

17/10/2014 12h55

A dez rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, esquenta a briga para a classificação para a edição 2015 da Libertadores. No entanto, a corrida para ir ao torneio continental pode sofrer interferências da Copa do Brasil e da Sul-Americana, podendo fazer o pelotão conhecido como G-4 se transformar em G-5 ou até em G-3.

De acordo com o site Chance de Gol, parceiro do UOL Esporte, atualmente nove times apresentam chances relevantes de classificação para a Libertadores.

As conjecturas podem ser complexas. Mas, resumindo o cenário, o Brasileiro classificará apenas três times para a Libertadores caso o São Paulo vença a Copa Sul-Americana. O time de Muricy Ramalho é o único representante do país que segue no torneio e enfrentará o Emelec nas quartas de final.

No entanto, atualmente o São Paulo ocupa a terceira colocação do Brasileiro, dentro do pelotão de classificação para a Libertadores. Ou seja, desta forma, com base no regulamento da CBF, o quarto colocado também iria à edição de 2015 da competição sul-americana (atualmente o Atlético-MG aparece nesta posição).

Para estender o G-4 para G-5, basta que o campeão nacional também conquiste a Copa do Brasil. Essa possibilidade aparece mais provável na condição do Cruzeiro, que lidera a Série A com seis pontos de vantagem e também é semifinalista do outro torneio da CBF (encara o Santos).

O Atlético-MG também poderia abrir vaga para o 5º colocado do Brasileiro, pois é semifinalista da Copa do Brasil e tem chances de ser campeão nacional, mas com nove pontos de desvantagem para o Cruzeiro.

Confira abaixo as chances de Libertadores de nove times (as 11 demais equipes do Brasileiro não somam 1%):