Topo

Laor é condenado a pagar R$ 20 mil a pai de Neymar por danos morais

Laor foi condenado a indenizar pai de Neymar por declaração sobre orgias - Bruno Thadeu/UOL
Laor foi condenado a indenizar pai de Neymar por declaração sobre orgias Imagem: Bruno Thadeu/UOL

Do UOL, em São Paulo

18/10/2014 15h59

O ex-presidente do Santos Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro, o Laor, foi condenado a pagar R$ 20 mil ao pai de Neymar por danos morais em decorrência de entrevista publicada em maio, pela ESPN, na qual chamou o pai do jogador de “mentiroso e mau caráter” e disse que a transferência para o Barcelona envolveu orgias e prostitutas.

Na sentença, o juiz Théo Assuar Gragnano julgou procedente a ação movida por Neymar pai por considerar que Luiz Alvaro Ribeiro ultrapassou o direito da liberdade de expressão ao ferir a honra do autor.

A sentença também revela que o ex-presidente do Santos afirmou que, na época da entrevista, tinha problemas de saúde e fazia uso de 15 medicamentos diários, entre antidepressivos, psiquiátricos e hipnóticos, que abalavam a capacidade de discernimento e expressão. Laor também afirma que a entrevista foi pausada em determinado momento e que a pergunta que rendeu a resposta sobre as orgias teria sido feita de maneira distinta à versão publicada, e que teve “exageros” acrescidos à resposta.

O juiz, porém, alegou que o ex-presidente santista teria que provar tais exageros, e também que a presença de medicamentos em seu organismo teriam alterado de alguma forma sua capacidade de discernimento sobre os fatos. Como isso não ocorreu, optou pela condenação, considerando que a honra do pai de Neymar foi ofendida pelas declarações.