Topo

África do Sul refuta servir de 'plano B' e sediar a Copa Africana

Do UOL, em São Paulo

20/10/2014 13h17

A África do Sul descartou servir como ‘plano b’ para a Copa Africana de Nações de 2015 caso Marrocos desista de sediar o torneio por causa da epidemia de ebola. A informação foi divulgada pelo ministro de Esportes do país nesta segunda-feira (20).

Marrocos deveria receber a competição entre os dias 17 de janeiro e 8 de fevereiro, mas pediu para não faze-lo à Confederação Africana de Futebol (CAF). A entidade sondou outros sete países como alternativas, entre eles África do Sul e Gana.

“Sediar a Copa Africana de Nações, não e não”, escreveu o ministro sul-africano dos Esportes Fikile Mbalula em sua conta no Twitter.

“Não temos recursos para organizar a competição. Nós o fizemos por solidariedade à Líbia no ano passado, mas nosso pressuposto não nos permitiria celebrar uma nova edição. É absolutamente impossível”, disse o político em conversa com jornalistas.

A África do Sul foi o primeiro país do continente a receber uma Copa do Mundo (2010) e foi sede da Copa Africana de Nações em 2013, no lugar da Líbia – que estava imersa em um conflito político.

Dirigentes da CAF se reunião no dia 2 de novembro, na Argélia, para tratar sobre o assunto e deverão falar com Marrocos no dia seguinte. Caso o país realmente opte por desistir de sediar o torneio e se não houver outro candidato, haverá um sorteio para decidir o organizador.