Topo

"Eu ficarei com Deus", disse jogador indiano que morreu ao comemorar gol

Do UOL, em São Paulo

20/10/2014 15h20

“Era um bom coração”. Foi com esta frase que foi definido o jogador indiano Peter Biaksangzuala, que morreu em um incidente trágico.

Ele deu uma pirueta durante a comemoração de um gol, caiu de mau jeito (veja no vídeo acima a partir de 2min20seg) e cinco dias depois morreu das complicações de uma lesão na coluna.

Segundo um comunicado da Mizoran Premier League, campeonato em que ele jogava, Biaksangzuala permitiu a doação de seus olhos.

Biaksangzuala jogava pelo Bethlehem Vengthlang FC contra o Chanmari West FC. O meio-campista aproveitou o rebote de uma cobrança de falta para empatar a partida em 1 a 1. Na saída para a comemoração, ele deu uma estrela e um mortal para trás, mas o último movimento falhou. Caído, foi socorrido por médicos e levado para o hospital imediatamente.

“Em sua vida, uma pessoa precisa tomar decisões. Às vezes são arriscadas, em outras, carecem da opinião dos mais experientes. Mas o único fato que você pode confiar é que quando alguém decide doar seus olhos aos cegos, esta pessoa tem bom coração. E Peter tinha um bom coração. Ele doou suas córneas para pessoas cegas e teve o desejo de ajudar”, afirma o comunicado assinado por Michael Lalremtluanga.

Segundo a nota, Peter chegou a ficar consciente no hospital e disse à enfermeira: “Eu ficarei com Deus”. Teria ainda anotado uma última passagem da Bíblia em seu diário. “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele”.

Biaksangzuala teve a morte anunciada na noite de domingo, cinco dias após dar entrada no hospital.

O indiano de apenas 23 anos jogava como volante e tinha como características uma boa leitura do jogo, desarmes precisos e a qualidade de dar suporte à defesa de seu time. Ele não costumava fazer gols.

Ele atuou pelo FC Kulikawn na primeira temporada da Mizoram Premier League, em 2012/13. Depois, foi contratado pelo Dinthar FC e pelo Nangkiew Irat antes de assinar com o Bethlehem Vengthlang FC.

“Peter era um cavalheiro de boas maneiras que sempre manteve sua disciplina, dentro e fora de campo. Não há muitos como ele”, elogiou o técnico Danny Lalduhawma.

“Eu queria meu filho servindo a Deus desde o dia em que nasceu. Seu interesse em futebol era inegável, então eu deixei que ele perseguisse a carreira no esporte que amava. Sinto que ele fez um bom trabalho e pelo futebol conseguiu falar ao coração de muitas pessoas. Ele manteve sua disciplina e ficou longe de hábitos ruins, então foi um bom exemplo como atleta”, afirmou seu pai, P. Vanlalchhuana.

O comunicado concluiu: “O céu ganhou um novo volante (...), as celebrações de gol nunca mais serão dolorosas. Adeus, Peter”.

O clube do meio-campista promete aposentar a camiseta com que Peter jogava, a número 21, como forma de homenagear sua memória.

Peter Biaksangzuala é homenageado após morrer fruto das complicações de uma lesão na coluna, ocorrida na comemoração de um gol - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Peter Biaksangzuala é homenageado após morrer fruto das complicações de uma lesão na coluna, ocorrida na comemoração de um gol
Imagem: Reprodução/Facebook