Topo

Grêmio começa a planejar grupo de 2015. Um time e meio voltam de empréstimo

Marcelo Moreno é o mais conhecido dos jogadores que voltam de empréstimo no Grêmio - Heuler Andrey/Getty Images
Marcelo Moreno é o mais conhecido dos jogadores que voltam de empréstimo no Grêmio Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/10/2014 06h00

Felipão avisou na última semana: a partir de segunda-feira passará a planejar o elenco do Grêmio para a próxima temporada. Passada a eleição presidencial gremista, com manutenção do comando do clube, o treinador encontrará a comissão técnica e a direção de futebol para tratar do elenco. Entre as atribuições dos primeiros encontros, a análise de atletas que voltam de empréstimo. E são muitos. Ao todo, 15 jogadores regressam e poucos têm expectativa de aproveitamento. 

Os nomes são, a maioria, conhecidos da torcida. Outros nem tanto. Mas igualmente com poucas chances de ter segunda chance no time gaúcho. Até porque, dar segunda chance não é sinônimo de mudança real de conceito. Neste ano, por exemplo, Léo Gago e Marco Antonio foram 'reaproveitados' e nenhum deles deu a resposta esperada. Acabaram cedidos novamente por empréstimo até o fim dos contratos com o clube gaúcho. Nenhum deles retornará no começo deste ano. 
 
Dos que regressam, o nome mais conhecido é Marcelo Moreno. O artilheiro do Brasileirão tem vínculo com o Grêmio até dezembro de 2015. No Cruzeiro, o contrato vence ao fim deste ano. A tendência é que ele permaneça no clube mineiro após nova negociação. 
 
Outros nomes que já estiveram no time principal e também retornam são: Adriano, que está no Vitória e tem contrato com o Grêmio até 2016, Bérgson, que defende a Chapecoense e tem vínculo com o clube gaúcho até dezembro do ano que vem, Douglas Grolli, que também está no time catarinense e o contrato expira apenas em novembro de 2015, Júnior Viçosa, que volta do Atlético-GO e o contrato vence em março de 2015, Felipe Nunes, que volta da Portuguesa e tem vínculo até novembro de 2015, Maxi Rodríguez, que volta do Vasco e tem vínculo até maio de 2017, Rondinelly, que regressa do Luverdense e também tem vínculo até maio de 2017 e Everaldo, que está no Figueirense e cujo contrato com Grêmio expira em março de 2016.
 
Além deles, nomes menos conhecidos como o jovem Danrlei, que atuou apenas nas categorias de base, Rafael Thyere e Tinga, que saíram do clube há pouco tempo, Moisés, lateral direito que está no Goiás, Paulinho, que começou a temporada como titular mas foi cedido ao Londrina e Émerson, que não chegou a ser aproveitado no time de cima e está no Santa Cruz-PE, também regressam para serem avaliados. 
 
O mesmo não serve para Kleber Gladiador, Yuri Mamute ou mesmo Guilherme Biteco. Nenhum dos três retorna. Os dois primeiros tem empréstimos até o meio do ano com Vasco e Botafogo respectivamente, enquanto o último vê vínculo encerrado com o Grêmio e poderá, finalmente, ir para o Hoffenhein, da Alemanha, que comprou seus direitos em 2011. 
 
"A partir desta segunda e terça vamos começar a discutir o número de jogadores, quantos precisaremos, quais posições, quais jovens vamos aproveitar, uma série de detalhes no projeto. Está marcada uma reunião da comissão técnica, departamento físico, de avaliação e direção. Temos um ou outro menino que ainda não subimos. O Liverson [que recentemente veio da base] fez um trabalho especial para perder alguns quilos e poder treinar conosco. Agora está treinando. Temos emprestados que podem voltar. Alguns podem ser aproveitados. Uma série de fatores", afirmou Felipão na última semana. 
 
Com a ideia de seguir valorizando jogadores vindos das categorias de base, e com a preferência de Felipão por um grupo reduzido, é muito provável que todos os 15 jogadores que regressam sejam novamente emprestados. 
 
Além disso, a reunião servirá para avaliar o elenco gremista disponível no momento. Jogadores como Edinho e Werley, por exemplo, não devem seguir no clube para a próxima temporada. Tudo será debatido com a direção do clube a partir desta segunda-feira. 
 
A reapresentação do grupo de jogadores está marcada para o período da tarde. O Grêmio empatou em 0 a 0 com o Goiás, sábado, e agora se prepara para pegar o Figueirense, pela 30ª rodada do Brasileiro, quarta-feira, na Arena.