Topo

Levir pede bom senso a CBF e espera que Tardelli não seja convocado quinta

Do UOL, em Belo Horizonte

20/10/2014 13h40

O bom momento vivido por Diego Tardelli na temporada se tornou uma preocupação para o Atlético-MG. O jogador poderá virar desfalque em momento decisivo do clube, por conta de convocações para a seleção brasileira. Podendo perder o jogador em jogos decisivos do Brasileiro e da Copa do Brasil, o técnico Levir Culpi pede bom senso ao técnico Dunga na convocação que fará na quinta-feira e já pensa em pedir a liberação do seu camisa nove da seleção.

Dunga convocará nesta quinta-feira, os jogadores da seleção brasileira para dois amistosos, contra a Turquia e Áustria nos dias 12 e 18 de novembro, respectivamente. A convocação poderá tirar Diego Tardelli de dois jogos do Campeonato Brasileiro e até do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, caso o Atlético passe pelo Flamengo e decida a competição.

Tardelli, que já esteve nas outras listas de Dunga e é titular com o comandante, deverá ser novamente chamado, ficaria assim de fora contra o Figueirense no dia 16, no Independência, e contra o Flamengo, no dia 19, no Maracanã, ambos pelo Brasileirão, onde o clube luta pela Libertadores. O primeiro jogo da final da Copa do Brasil, está marcado para acontecer no dia 12, justamente quando a seleção pegará a Turquia.

O técnico Levir Culpi mostra preocupação com a possibilidade de perder seu principal jogador no momento decisivo e pede bom senso a CBF. “Quase todos os outros países a data FIFA é reservada. Vamos jogar semifinal da Copa do Brasil, ai perde dois ou três jogadores de seleção, isso pesa para qualquer equipe. Algumas podem perder até três jogadores e isso é muito problemático”, disse.

O amistoso da seleção brasileira contra o Japão, na terça-feira passada, se tornou problema e dor de cabeça no Atlético. Tardelli foi titular e enfrentou 30 horas de viagem de Cingapura para o Brasil. O clube mineiro armou esquema especial de voo de São Paulo para Belo Horizonte, para que seu atleta chegasse a tempo de enfrentar o Corinthians, na quarta, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Apesar do desgaste grande e do pouco tempo de descanso, Diego Tardelli aceitou o sacrifício e foi titular diante do Corinthians e peça importante para a classificação história atleticana, que conseguiu fazer 4 a 1 e reverter um placar agregado contra de 3 a 0. O camisa nove ficou em campo por 75 minutos, sendo substituído por Marion no segundo tempo.

Caso Tardelli realmente seja convocado, o técnico Levir Culpi deseja o pedido de liberação por parte do Atlético. “Claro que sim. Se houver esta possibilidade (de liberação) com certeza, é questão de bom senso. Eu conheço o Gilmar (Rinaldi), ele é meu amigo”, comentou.

“No jogo passado não foi possível a liberação do Douglas (Santos, lateral convocado por Alexandre Gallo para a seleção pré-olímpica). Eu entendo a seleção, ela está jogando, mas não precisa coincidir a data. Se coincidir, eles precisam ter bom senso e não prejudicar os clubes, não convocar os atletas dos times”, ressaltou Levir Culpi.