Topo

Confederação Africana rebate Platini e diz que não adiará torneio por ebola

Do UOL, em São Paulo

21/10/2014 21h57

A Confederação Africana de Nações rebateu as declarações do presidente da Uefa, Michel Platini, e negou a possibilidade de adiar a Copa Africana de Nações de 2015, marcada para janeiro, em Marrocos. A entidade africana criticou a ingerência do dirigente da Uefa em questões relacionadas a outros continentes.

"Sob a liderança de seu presidente, Issa Hayatou, a Confederação Africana de Nações sempre promoveu a liberdade de expressão. Mas é preciso tomar cuidado com o que parece  uma interferência na Confederação, em casos que envolvem primeiramente a África", publicou a CAF através do seu site oficial.

No final de semana, Platini se pronunciou sobre o assunto e questionou a realização do torneio em meio à maior epidemia do vírus ebola da história. 

"Temos de levar em conta a decisão das autoridades de saúde globais. Eu entendo o desejo de Issa Hayatou de não adiar os jogos, mas a saúde das pessoas deve ser uma prioridade", afirmou Platini, se referindo à posição do presidente da Confederação Africana.

Na semana passada, um site marroquino divulgou que Marrocos havia se retirado enquanto sede da competição - versão negada pelo ministro do esporte, que disse que o país pediu somente o adiamento da Copa Africana.

Depois da declaração de Platini e dos rumores da desistência de Marrocos, Hayatou escreveu uma carta direcionada a pelo menos 7 países africanos verificando a possibilidade de uma plano B para a realização da competição, segundo veículos de comunicação marroquinos.