Topo

Família pede, e palmeirense morto é enterrado sem presença de organizados

Torcedor morto em confronto entre palmeirenses e santistas é enterrado em São Paulo - LUIZ CLAUDIO BARBOSA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Torcedor morto em confronto entre palmeirenses e santistas é enterrado em São Paulo Imagem: LUIZ CLAUDIO BARBOSA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

21/10/2014 11h15

O jovem Leonardo da Mata Santos foi enterrado na manhã desta terça-feira em São Paulo, dois dias após morrer, vítima de um atropelamento em um confronto entre torcedores de Palmeiras e Santos na rodovia Anchieta. A pedido da família, amigos evitaram comparecer à cerimônia com camisas e símbolos em alusão a qualquer facção organizada.

O enterro aconteceu por volta das 10h no cemitério Memorial Parque das Cerejeiras. Segundo informações de uma pessoa presente, a cerimônia foi discreta, com muitas reações de sofrimento de familiares.

"Não vale a pena, matar alguém por causa de um time, de uma torcida", afirmou Jaqueline da Mata Santos, uma das irmãs da vítima, em entrevista à TV Globo. 

No último domingo, Leonardo morreu atropelado após uma emboscada de palmeirenses aparentemente ligados à Mancha Alvi Verde. Um grupo de aproximadamente 150 pessoas invadiu a pista central da Anchieta na altura do km 18 para tentar interceptar um ônibus com torcedores santistas. Alguns dos invasores foram atropelados por um Audi A3 prata e um Chevrolet Meriva.

Na última segunda-feira, a investigação da Policia Civil identificou o responsável pelo atropelamento de Leonardo. Segundo o delegado Luis Jesus de Castro, do 2º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, o santista André Maceno Apocalipse dirigia o Audi A3, de propriedade de sua mãe.

Membro da Torcida Jovem, o rapaz de 26 anos é considerado foragido. A polícia esteve na residência de Maceno em São Paulo na última segunda-feira, mas não encontrou ninguém.

Seis torcedores do Palmeiras também estão presos desde o domingo. Um sétimo envolvido identificado, Márcio Ramon de Souza, está internado em um hospital de São Paulo em estado grave, com politraumatismo.

Leonardo da Mata Santos, torcedor palmeirense morto atropelado em confronto com santistas - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Leonardo da Mata Santos, palmeirense morto atropelado no confronto da Anchieta
Imagem: Reprodução/Facebook

Os envolvidos devem responder por crimes como tentativa de homicídio, associação criminosa e provocar tumulto. A polícia trabalha com a hipótese de vingança, já que há três meses, na data do jogo de primeiro turno do Brasileiro entre Santos e Palmeiras, integrantes das facções Mancha Alvi Verde e Torcida Jovem se enfrentaram na Baixada Santista. Na ocasião, o conflito não deixou mortos.

O incidente de domingo aconteceu quando dois ônibus com torcedores do Santos subiam a serra sem escolta policial. O comboio foi surpreendido pelos rivais armados com cabos de enxadas, rojões e facas. Dois carros de santistas acompanhavam os ônibus e houve o atropelamento que causou a morte de Leonardo da Mata Santos.

A briga e o resgaste do torcedor morto provocou a interdição da pista central da Anchieta, das 12h30 às 14h. Por causa do confronto, o tráfego foi direcionado para a pista local, que apresentou lentidão de cinco quilômetros.