Topo

Corinthians vê incoerência em gancho a Guerrero e faz ironia sobre Valdivia

Guerrero, suspenso em jogo desta quarta, ficará de fora por outras três partidas - Ricardo Nogueira/Folhapress
Guerrero, suspenso em jogo desta quarta, ficará de fora por outras três partidas Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 18h43

Diretor jurídico do Corinthians, Luiz Alberto Bussab reagiu com contrariedade ao gancho imposto pelo pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) a Paolo Guerrero. Por conta de uma trombada no árbitro Leandro Bizzo Marinho, em jogo pela Copa do Brasil, o peruano levou três jogos de suspensão, e será desfalque contra Palmeiras, Santos e Coritiba. Na avaliação de Bussab, faltou coerência aos auditores. Ele se recordou do caso recente do palmeirense Valdivia.

"A gente recebe com indignação e muita tristeza, porque é o tipo de julgamento que faz a pessoa desacreditar no futebol. Ele foi absolvido por unanimidade no primeiro julgamento, e no segundo é condenado a três jogos. Todos viram que ele não agrediu, então a gente discorda, fica aborrecido. Temos que pensar em inúmeros julgamentos que levam o futebol ao descrédito. Eles vão acabar com o futebol", protestou Bussab, com citação velada ao caso de Valdivia.

"São atitudes diferentes para casos iguais. Ele sequer foi expulso e pega três jogos. O outro (Valdivia) foi expulso e faz acordo. Não quero comentar de outros casos, são meus colegas advogados e competentes", citou Bussab. Em seguida, o dirigente se negou a comentar a comparação: "são casos diferentes, nem estou dizendo que está errado", complementou.

Expulso contra o Flamengo por pisão no volante Amaral, Valdivia recebeu gancho de dois jogos em primeiro julgamento do STJD, mas teve efeito suspensivo. Com o risco de levar uma punição maior no pleno, o Palmeiras fez acordo para que o meia chileno cumprisse a suspensão nesta quarta, contra o Cruzeiro.

O caso de Guerrero é distinto, já que ele não foi advertido pela arbitragem no jogo em questão, contra o Bragantino. Após denúncia da Procuradoria, ele havia sido absolvido de forma unânime, mas acabou suspenso no tribunal pleno com três votos a dois. "É meu artilheiro, um dos principais jogadores. Você estraga um planejamento de meses e muda o campeonato", disse Bussab.