Topo

Faculdade, estágios e CBF: Mano e Ney Franco têm relação de quase 20 anos

Mano Menezes e Ney Franco, ex-Seleção, se enfrentam em Cuiabá - Luis Acosta / AFP Photo
Mano Menezes e Ney Franco, ex-Seleção, se enfrentam em Cuiabá Imagem: Luis Acosta / AFP Photo

Dassler Marques

Do UOL Esporte, em São Paulo

22/10/2014 06h00

Mano Menezes de um lado, Ney Franco do outro. O duelo de treinadores que ocorre em Corinthians x Vitória nesta quarta-feira (19h30, de Brasília), em Cuiabá, nasceu há aproximadamente 17 anos em cenário bem mais modesto. Então iniciantes, eles aspiravam um dia chegar a grandes clubes, mas ainda estavam na Taça Belo Horizonte sub-20. Foi em Viçosa, Minas Gerais, que nasceu a relação que passaria pela seleção brasileira até amadurecer aos dias atuais. 

No torneio júnior de 1997, os dois então jovens se encontraram em um território fértil para a formação de treinadores. A Universidade Federal de Viçosa tem curso de especialização em futebol que é referência para técnicos e, naquele ano, foi sede da Taça BH. Mano dirigia o sub-20 do Juventude. Ney Franco, formado em Viçosa, comandava o sub-17 do Cruzeiro. E dividiram o alojamento no interior mineiro. 

"O Juventude se hospedou aqui por 17 dias", recorda Próspero Paoli, coordenador da Universidade desde a década de 1980 e mentor de Ney. "Eles se conheceram por aqui e depois a amizade foi se consolidando no Cruzeiro e na seleção. Eles são parecidos na formação, na maneira que iniciaram e até no comportamento, já que são equilibrados", compara o professor.  

Nascido em Viçosa, Ney Franco se formou em Educação Física em 1992, mas seguiu sua trajetória por ali. "Na época de estudante, eu já era professor na universidade e ele era o meu capitão. O Ney ajudava a montar treinos e a gente percebia sinais de que ele se transformaria em um grande treinador", explica Próspero, responsável pela sede da Taça BH. "O Mano esteve aqui, nos conhecemos, e até indiquei um atacante chamado Reinaldo para o Juventude. Criamos uma relação que mantemos até hoje", conta.  

Pouco depois, atrás de um estágio, Mano Menezes pediu a ajuda do amigo Caio Júnior e passou 45 dias na comissão técnica do Cruzeiro com Paulo Autuori. Naquele período, o clube venceria a Copa Libertadores, e Mano estreitaria laços com Ney Franco, ainda nas divisões de base. "Aprendi muito", diz o atual comandante corintiano. "Acima de tudo, aprendi os valores do Autuori", explica. 

Não por acaso, em 2010, Mano recorreu a Ney Franco para assumir as seleções de base do Brasil enquanto dirigia o time principal. Juntos, fizeram algumas mudanças importantes para a formação de atletas, como a alteração na idade limite de algumas competições como a própria Taça BH, além da formação de um código de conduta para a transferência de jovens jogadores. Quando Ney saiu para o São Paulo, no ano seguinte, o nome de Próspero Paoli chegou a ser cogitado para assumir o cargo. 

"A nossa relação se estreitou mesmo quando trabalhamos na CBF, nós nos tornamos amigos. Eu o considero muito. Além de experiências profissionais, tivemos momentos familiares no Rio de Janeiro. Reuníamos a esposa dele, ele, minha esposa e eu", recordou Ney Franco recentemente. 

No atual Campeonato Brasileiro, motivo do encontro desta quarta-feira, os treinadores lutam por objetivos distintos. Com alto aproveitamento contra os primeiros colocados, mas desempenho ruim diante dos times que estão abaixo, o Corinthians quer retornar ao G-4. Mano tem os desfalques de Cássio, Fagner e Guerrero, suspensos. Ele deve optar por Walter, Ferrugem e Romero como substitutos. Ralf foi liberado pelo departamento médico, mas não viajou a Cuiabá por opção técnica. 

Na primeira posição acima da zona de rebaixamento e eliminado da Copa Sul-Americana, o Vitória jogará em Cuiabá com o zagueiro Luiz Gustavo improvisado na lateral direita. As três opções de Ney Franco - Nino Paraíba, Romário e Ayrton estão de fora da partida. Cáceres, Guillermo Beltrán e Vinícius são as novidades para a equipe baiana. "Precisamos somar pontos de qualquer jeito", disse o volante Cáceres. 

CORINTHIANS x VITÓRIA

Data: 22/10/2014 (terça-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT-CBF)
Auxiliares: Fábio Pereira (TO-CBF) e Fábio Rodrigo Rubinho (MT-CBF)

Corinthians
Walter; Ferrugem, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Elias e Bruno Henrique; Jadson, Renato Augusto e Petros; Romero (Luciano)
Treinador: Mano Menezes

Vitória
Wilson; Luiz Gustavo, Kadu, Roger Carvalho e Juan; Cáceres, Richarlyson, Luis Aguiar e Marcinho; Vinícius e Dinei (Edno)
Treinador: Ney Franco