Topo

Após suspender Guerrero, STJD marca julgamentos para Petros e Gil

Possível escalação irregular de Petros pode tirar quatro pontos do Corinthians - Heuler Andrey/Getty Images
Possível escalação irregular de Petros pode tirar quatro pontos do Corinthians Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 17h36

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) anunciou nesta quinta-feira que o caso Petros está na pauta da próxima segunda-feira na Quinta Comissão Disciplinar. O clube será julgado por suposta escalação irregular, em acusação que ainda inclui a CBF e a  FPF (Federação Paulista de Futebol). Expulso diante do Atlético-MG na Copa do Brasil, o zagueiro Gil também está na pauta do tribunal para a semana que vem. 

Entre as possíveis punições para o Corinthians no caso Petros estão a perda de quatro pontos e multa de até R$ 100 mil, segundo o STJD. Publicamente, Marco Polo Del Nero admitiu erro da FPF no caso Petros, o que deixa os advogados corintianos mais confiantes. Tanto a FPF quanto a CBF podem ser multadas em até R$ 200 mil. 

O imbróglio ocorre porque Petros enfrentou o Coritiba (em 3 de agosto) com um novo contrato que ainda não tinha entrado em vigor. A data prevista para o início do vínculo era seguinte à partida. O Corinthians, entretanto, escalou o jogador que tinha situação já descrita como regular pela CBF. A Procuradoria do STJD enquadra o clube no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O zagueiro Gil, por sua vez, será julgado em outra sessão por conta do cartão vermelho recebido diante do Atlético-MG na Copa do Brasil. Sem atuar na partida, ele se dirigiu ao árbitro Leandro Vuaden com ofensas, segundo a súmula: "tu tá de brincadeira. Conseguiu, né? Só quer aparecer", reclamou, antes de ser expulso. Ele responderá ao artigo 258 do CBJD, o mesmo que determinou a suspensão de três partidas ao peruano Paolo Guerrero. A pena pode variar entre um e seis jogos.