Topo

CBF cede após pressão de clubes e faz comissão técnica mudar seleção

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/10/2014 13h37

Em suas primeiras convocações neste retorno à seleção brasileira, Dunga deixou claro que não estava muito preocupado com os pedidos de clubes brasileiros para que não ficassem desfalcados durante as datas de amistosos da Fifa. Nesta quinta-feira (23), no entanto, o treinador teve que ceder, por ordem da diretoria da CBF, após pressão dos times nacionais.

Após insistentes pedidos dos clubes brasileiros, o presidente da Confederação, José Maria Marin, e seu vice, Marco Polo Del Nero, passaram a orientação ao técnico e ao coordenador Gilmar Rinaldi.

"Solicitamos ao Dunga e ao Gilmar que estudassem da melhor maneira possível estudar conciliar as necessidades da seleção e dos clubes que disputam os diversos campeonatos em andamento", disse Marin, se referindo às rodadas finais do Campeonato Brasileiro e aos jogos finais da Copa do Brasil e da Sul-Americana.

Com a ordem de Marin e Del Nero, Dunga teve que abrir mão de nomes como Jefferson, Gil, Elias, Diego Tardelli, Robinho, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, que vinham fazendo parte da seleção brasileira neste pós-Copa.

"O treinador da seleção brasileira sempre tem uma complicação para treinamento e poucos amistosos. Quando começamos a encaminhar para uma estrutura, tivemos essa situação dos clubes do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Temos de compreender e entrar com a nossa parcela de sacrifício. Assim como os clubes vieram ao encontro da seleção e cederam atletas para as quatro primeiras partidas, a seleção tem de ir de encontro aos clubes", avaliou Dunga.

O técnico da seleção olímpica, Alexandre Gallo, também participou do encontro com Marin e Del Nero. Ele recebeu a mesma ordem e teve que mudar praticamente a lista inteira de convocados para o time sub-21.

Após anunciar uma lista na segunda-feira (20), Gallo se curvou diante das ordens e divulgou uma nova convocação no início da tarde desta quinta (23). No total, 21 atletas que atuam no Brasil foram desconvocados. Apenas Danilo, do Porto, e Lucas Evangelista, da Udinese, foram mantidos.

"Eu sempre disse e vou repetir: o futebol praticado no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo. Nosso país é um continente. A grandeza territorial do Brasil faz com que as formas de disputa de diversos campeonatos promovidos pela CBF sejam totalmente distintas dos campeonatos disputados pelo mundo. Estamos tentando nos adaptar a isso. Nessa convocação, houve um perfeito entendimento entre comissão com diretoria da CBF e, aos poucos, dentro das características do nosso futebol, vamos nos aprofundando com relação ao atendimento da seleção brasileira com seus compromissos já assumidos e também os interesses dos diversos campeonatos. Há um diálogo entre a CBF e os clubes. Estamos todos juntos", disse Marin nesta quinta-feira (23). "O Dunga e o Gilmar foram compreensivos em atender o nosso objetivo de conciliar os interesses, tanto da seleção conduzida por ele, quanto os interesses dos diversos clubes que disputam os campeonatos", completou.

Jogadores convocados para os amistosos contra Turquia (12/11, em Istambul) e Áustria (18/11, em Viena) perderiam a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira partida da decisão da Copa do Brasil e a volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Também poderiam ficar fora de mais uma ou duas partidas, dependendo da logística montada pela CBF.

As reclamações de clubes sobre convocações de jogadores que atuam no Brasil já haviam acontecido nas convocações anteriores de Dunga. Entretanto, o técnico preferiu ignorar isso ao montar as duas listas anteriores. Nesta quinta-feira (23), Marin avisou que o conflito de calendário será apenas amenizado, mas continuará nas próximas listas: "Vamos aperfeiçoar e chegar a grandes melhorias sobre as diversas disputas".

Nesse momento, Marco Polo del Nero, presidente eleito da CBF, intercedeu. O dirigente que assumirá o comando da entidade em 2015 avisou que haverá datas exclusivas para a seleção brasileira nos próximos calendários. "Será feito um arranjo com os clubes", explicou.