Topo

Condenado por estupro, atacante divide torcedores sobre volta ao futebol

Stu Forster/Getty Images
Imagem: Stu Forster/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 19h58

Condenado a cinco anos de prisão em 2012, o atacante galês Chad Evans deixou a prisão em Lancashire, na Inglaterra, na última semana e agora divide os torcedores sobre a possibilidade de voltar a jogar futebol. O atleta de 25 anos cumpriu metade da pena e produziu um vídeo, divulgado pela mídia britânica, no qual reafirma sua inocência no caso e pede mais uma chance para atuar novamente pelo Sheffield United, clube que defendia quando foi preso.

"Agora que eu cumpri uma parte de dois anos e meio de prisão, tenho esperança de que possa voltar ao futebol. Se for possível, vou fazer isso com muita humildade, tendo aprendido uma lição muito dolorida. Eu gostaria de uma segunda chance", diz Evans, no vídeo de 1min45s no qual aparece ao lado da namorada, a mesma que foi traída no episódio que gerou a prisão.

Atualmente na terceira divisão do futebol inglês, o Sheffield ainda não se manifestou sobre a possibilidade, mas os torcedores se mostram divididos: enquanto alguns se manifestaram a favor do retorno do atacante, há uma petição online com mais de 150 mil assinaturas pedindo que o clube não aceite a proposta, de acordo com o jornal The Telegraph.

O caso de Chad Evans é polêmico. Ele teria estuprado uma mulher de 19 anos em um hotel de Rhyl, no País de Gales. A vítima, que não pode ser nomeada por razões legais, alegou que estava embriagada no momento do ato e afirmou que não se lembra do ocorrido. Evans admitiu ter feito sexo com ela, mas afirmou que o ato foi consensual. Ele foi julgado, condenado e teve três apelações recusadas posteriormente.

Há uma campanha liderada pela namorada do jogador, Natasha Massey, para reabrir as investigações com possibilidade de inocenta-lo. "Nós tivemos uma ou duas conversas sobre a volta dele. Estamos esperando uma decisão, e os donos (do clube) vão toma-la no momento certo", afirmou o técnico do Sheffield, Nigel Clough.

Torcedor do Sheffield e ex-ministro do esporte, Richard Caborn afirmou que Evans deve voltar ao clube se mostrar arrependimento e remorso pelo ocorrido. Evans tem 48 gols em 113 jogos pelo Sheffield e vive grande fase quando foi preso: somou 35 gols em 42 jogos na temporada 2011/2012, que acabou interrompida pela prisão.

O futebol brasileiro está próximo de contar com a volta de um jogador condenado e preso: o zagueiro Breno. Ele foi condenado a quatro anos de prisão na Alemanha por incendiar a própria casa e está prestes a ser liberado, depois de cumprir dois terços da pena. O São Paulo, clube no qual jogava no Brasil, já manifestou interesse na repatriação do defensor.