Topo

Dunga aponta momento oportuno para preterir jogadores de times brasileiros

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 11h17

O técnico Dunga decidiu não convocar nenhum jogador de clubes brasileiros para os amistosos contra Turquia (12/11, em Istambul) e Áustria (18/11, em Viena). A lista anunciada nesta quinta-feira (23) tem apenas representantes de equipes do exterior, atendendo a seguidos apelos dos times nacionais, que seriam desfalcados num dos períodos mais agudos da temporada. Questionado sobre o porquê de ter preservado atletas locais, o treinador avisou que o momento é oportuno para isso.

“Somos sensíveis à responsabilidade que os clubes têm, mas chegamos a um momento oportuno de abrir mão de jogadores brasileiros e dar oportunidade para novos atletas que estão lá fora”, disse Dunga em entrevista coletiva.

Antes de a convocação ser anunciada, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, fez um agradecimento a dirigentes e treinadores de clubes nacionais.

“Nós solicitamos ao Dunga e ao Gilmar que estudassem a melhor maneira possível de conciliar as necessidades da seleção e de todos os clubes que disputam os diversos campeonatos em andamento. Antes de passar a palavra para o Dunga anunciar a convocação, mais uma vez em meu nome e em nome da diretoria da CBF eu quero agradecer a colaboração e a compreensão dos dirigentes esportivos e dos técnicos do Brasil com quem o Dunga e o Gilmar conversaram”, disse o dirigente.

Jogadores convocados para os amistosos da seleção em novembro perderiam a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o primeiro duelo da decisão da Copa do Brasil e a volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.

Na convocação anterior, a seleção brasileira teve Jefferson (Botafogo), Elias (Corinthians) e Diego Tardelli (Atlético-MG) como titulares. Os próprios jogadores, questionados após os amistosos contra Argentina e Japão, já haviam dito que gostariam de estar na lista anunciada nesta quinta-feira (23).

“Não é que dessa vez nós pensamos nos clubes. Nós sempre pensamos nos clubes brasileiros. Mas como estamos à frente da seleção brasileira, também precisamos considerar os interesses da equipe”, ponderou Dunga. "Quando começamos a encaminhar para essa estrutura, tivemos questionamentos sobre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Temos de entrar com nossa parcela de culpa", finalizou.