Topo

Messi apela a chiclete para evitar vomitar em campo, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 20h16

Messi vomitando em campo é uma cena que se tornou recorrente. Até hoje ainda não há uma explicação oficial sobre a causa do problema, mas segundo o jornal catalão Mundo Deportivo, já existe uma solução: chicletes. A publicação diz que o argentino adotou o hábito e isto impede que ele vomite durante os jogos.

O camisa 10 foi visto mascando chicletes nas duas últimas partidas do Barcelona, contra o Ajax e o Eibar, algo que não é muito recomendado para quem está em campo por conta dos recorrentes impactos, que podem gerar alguns problemas com a goma de mascar na boca - como engasgar ou morder a língua.

Mundo Deportivo diz que o hábito faz com que a pessoa produza mais saliva e que isto estaria impedindo ele de vomitar. O novo técnico do Barcelona, Luis Enrique, é constantemente flagrado mascando chicletes na beira do gramado e seria o responsável por introduzir o hábito ao craque.

Produzir saliva é uma das reações do corpo humano para evitar o vômito. A náusea estimula as áreas do sistema nervoso, que estimulam produção de líquidos (como lágrimas, urina e saliva). Cuspir o excesso de saliva produzido ao invés de engolir pode, em alguns casos, impedir o vômito.