Topo

Neymar e Di Maria concorrem a melhor jogador sul-americano na Espanha

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 20h39

Neymar pode ganhar seu primeiro título individual na Espanha: o brasileiro concorre com o argentino Di Maria e o colombiano Bacca ao prêmio de melhor jogador sul-americano da última edição do Campeonato Espanhol, honraria concedida pela LFP, liga que organiza o principal torneio do país.

Em sua primeira temporada na Europa, Neymar participou de 26 jogos do Barcelona no último Espanhol, marcou nove gols e deu dez assistências. O principal concorrente do brasileiro é o argentino Di Maria, que hoje está no Manchester United após deixar o Real Madrid: que deu 18 assistências e marcou quatro gols em 34 jogos.

O azarão da disputa é o atacante Bacca, que brilhou pelo Sevilla na conquista da Liga Europa. Pelo Espanhol, foram 35 jogos, 14 gols e nove assistências, que ajudaram a sua equipe a terminar o campeonato na quinta colocação.

Além de Neymar outros brasileiros podem ser premiados na festa de gala da LFP, que ocorre neste domingo: Filipe Luis e Miranda disputam o troféu de melhor defensor, Diego Costa concorre como melhor atacante e o meia Rafinha Alcântara é um dos indicados a revelação.

Confira os indicados pela LFP:

- Melhor goleiro: Navas (Levante, hoje no Real Madrid), Caballero (Málaga, hoje no Manchester City) e Courtois (Atlético de Madri, hoje no Chelsea)

- Melhor defensor: Sergio Ramos (Real Madrid), Filipe Luis (Atlético de Madri, hoje no Chelsea), Miranda (Atlético de Madri)

- Melhor meio-campista: Gabi (Atlético de Madri), Modric (Real Madrid), Busquets (Barcelona)

- Melhor meia-atacante: Iniesta (Barcelona), Rakitic (Sevilla, hoje no Barcelona) e Koke (Atlético de Madri)

- Melhor atacante: Diego Costa (Atlético de Madri, hoje no Chelsea), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Carlos Vela (Real Sociedad)

- Jogador revelação: Jesé (Real Madrid), Saúl Ñíguez (Rayo Vallecano, hoje no Atlético de Madri), Rafinha (Celta de Vigo, hoje no Barcelona)

- Melhor treinador: Diego Simeone (Atlético de Madri), Ernesto Valverde (Athletic de Bilbao) e Paco Jémez (Rayo Vallecano)

- Melhor jogador africano: Brahimi (Granada, hoje no Porto), M'Bia (Sevilla), El-Arabi (Granada)

- Melhor jogador sul-americano: Bacca (Sevilla), Di Maria (Real Madrid, hoje no Manchester United), Neymar (Barcelona)