Topo

Surpresa de Dunga, Firmino chegou a ser mandado de volta à base na Alemanha

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 14h35

Maior surpresa na convocação anunciada nesta quinta-feira (23) pelo técnico Dunga, o atacante Roberto Firmino é atualmente um dos brasileiros mais badalados do futebol alemão. No entanto, a trajetória do jogador de 24 anos no país europeu não foi sempre apenas de pontos positivos. Ele teve dificuldade no início e chegou a ser mandado de volta à base do Hoffenheim.

Nascido em Maceió (AL), Firmino começou a jogar no CRB. Foi descoberto na equipe alagoana pelo empresário Eduardo Uran, que registrou o atacante no Tombense-MG e o repassou ao Figueirense em 2007, ainda na equipe sub-17.

Em 2009, depois de ter sido um dos destaques do Figueirense na Copa São Paulo de juniores, Firmino foi promovido aos profissionais. O atacante ganhou espaço rapidamente na equipe catarinense, e no ano seguinte, em eleição popular no site do canal fechado “Sportv”, ele ficou com o título de revelação da Série B do Campeonato Brasileiro.

Firmino tinha contrato com o Figueirense até junho de 2011, mas foi negociado com o Hoffenheim em dezembro do ano anterior. Na época, a transferência provocou polêmica entre torcedores da equipe catarinense, que ficou com menos de 10% do valor aferido – a maior fatia foi destinada a Uran.

O início de Firmino no Hoffenheim foi irregular. Aos 19 anos, o atacante marcou logo em seu sétimo jogo pelo clube alemão. Contudo, não conseguiu estabilidade e disputou apenas 11 partidas na primeira temporada. Nesse período, o brasileiro chegou a ser mandado de volta à base.

“Foi muito difícil a minha chegada aqui pela cultura que o país tem”, admitiu Firmino em entrevista ao canal fechado “ESPN”.

Na época em que o atacante foi contratado, a estrela do Hoffenheim era outro brasileiro: Carlos Eduardo, que depois passou pelo Flamengo. O jogador revelado pelo Grêmio também chegou a ser convocado para a seleção brasileira enquanto defendia a equipe alemã, que não é uma das mais tradicionais do país.

“Eu vi jogos e momentos do Carlos em vídeos. Sei que ele foi muito bem aqui e que chegou a ser convocado para a seleção enquanto defendia o Hoffenheim. Nunca senti uma comparação forte entre nós. O que eu passava era mais uma pressão para estabilizar o ataque e o meu controle de bola”, relatou Firmino ao “Esporte Interativo”.

Diante da pressão inicial, o atacante brasileiro foi resiliente. E em pouco tempo, os resultados disso apareceram. Firmino já subiu para 30 jogos no Campeonato Alemão da temporada 2011/2012, com sete gols marcados e quatro assistências.

A temporada em que o futebol do atacante brasileiro realmente explodiu, porém, foi a 2013/2014. Firmino terminou o Campeonato Alemão com 16 gols e 12 assistências. Foi o quarto entre os artilheiros da competição e o segundo em passes para gols. O desempenho rendeu a ele o prêmio de revelação do certame (a escolha foi feita pela própria Bundesliga). “Já me sinto adaptado ao frio, à cultura e à comida”, comemorou o brasileiro.

Na 23ª rodada, um gol marcado por Firmino ainda foi indicado pelos organizadores como um dos mais bonitos do Campeonato Alemão. “Para ser sincero, eu gosto de encobrir o goleiro. Já fiz isso algumas vezes”, explicou.

No entanto, os gols não são a primeira meta de Firmino em campo. Em vez disso, o atacante brasileiro prefere as assistências: “Gosto bastante de dar o passe final. Acho até melhor do que um gol. Fico muito feliz com isso”.

Firmino já distribuiu três assistências na atual temporada do Campeonato Alemão. Ele perde apenas para Kevin de Bruyne (Wolfsburg, com cinco) e Thomas Müller (do Bayern de Munique, com quatro).

Os números recentes foram suficientes para Firmino aparecer em listas de jogadores com maior potencial do futebol europeu. O brasileiro foi incluído entre os mais promissores em levantamentos de veículos como a revista “FourFourTwo”.

O desempenho também motivou assédio. Firmino renovou contrato com o Hoffenheim em março de 2014 – o novo vínculo vai até 2017 –, mas já foi envolvido em especulações sobre transferências para clubes como Atlético de Madri, Milan, Paris Saint-Germain, Liverpool, Everton, Manchester United, Borussia Dortmund e Chelsea.

“Estou muito contente com o interesse de grandes clubes. Isso é bom”, celebrou o brasileiro em conversa com o jornal alemão “Bild”. “Estou certo de que ele vai encerrar a carreira no Hoffenheim”, respondeu Alexander Rose, diretor de futebol da atual equipe de Firmino.

O brasileiro também chama atenção pelo estilo. Único representante do país no elenco do Hoffenheim, Firmino usa a camisa 10, celebra gols com dancinhas e usou um cabelo descolorido até a temporada passada. Além disso, costuma se vestir de forma extravagante. “Gosto de testar coisas diferentes”, disse ele sobre as roupas em entrevista à revista “FourFourTwo”.

O torcedor brasileiro poderá ver Firmino em campo pela seleção nos dois próximos amistosos da equipe nacional, contra Turquia (12/11, em Istambul) e Áustria (18/11, em Viena). Foi a primeira convocação do atacante para a equipe nacional.