Topo

Caetano Veloso, Naldo, Anitta... Rádio cria paródias zoando times do Rio

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/10/2014 06h00

Caetano Veloso, Capital Inicial, Perla e Naldo. O sucesso desses consagrados artistas serviram para a radio Mix FM, do Rio de Janeiro, zoar os times cariocas. Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense não escaparam do humor do produtor João Lidington e do humorista Felipe Ruggeri, principais articuladores das paródias criadas em momentos emblemáticos de cada time.

"Criamos esse quadro no Mundial de judô, que ocorreu no Maracanzinho ano passado. A Anita foi escalada para cantar o hino nacional e tivemos essa ideia de fazer as paródias. Achamos isso tudo tão diferente que nos incentivou a arriscar", disse João Lidington, responsável por compor as paródias.

O produtor não está sozinho nessa missão. O humorista Felipe Ruggeri é quem interpreta as paródias fazendo imitações de determinados artistas, como Dinho Ouro Preto, Caetano Veloso, Seu Jorge e Rogério Flausino, do Jota Quest. Ele também dá ideias para as músicas, que conta com as habilidades do operador de áudio Flavio Rocha, conhecido como Búllika, para deixar tudo perfeito antes de ir ao ar.

"Sei imitar alguns artistas e as paródias desses ficam mais legais. Nem precisa ser muito perfeito, é mais o trejeito do artista. A do Caetano foi uma das melhores que fiz, ficou top. Quando acontece alguma coisa com os clubes do Rio já é algo automático. Pensamos logo em uma música para iniciar a composição e toda a brincadeira. Elas têm ficado muito legal e faz um sucesso inusitado", afirmou Ruggeri.

A última vítima foi o Botafogo, que na mesma semana que demitiu Emerson Sheik, Bolívar, Edílson e Julio Cesar acabou derrotado para o Palmeiras, em um dos duelos contra um rival direto na luta contra o rebaixamento. O delicado momento do Alvinegro foi explorado de forma divertida, arrancando sorrisos até mesmo de alguns botafoguenses.

"É uma sátira. Não queremos esculachar demais os clubes. Essa ultima do Botafogo foi bem certinha. Foram fatos. Claro que tiramos um sarro ou outro, com algo que já está na boca do povo, mas com cuidado para não ficar muito pesado. Até o próprio torcedor do clube zoado se identifica", completou o humorista.

As paródias já caíram nas graças dos ouvintes. Os próprios torcedores já perceberam que as músicas vão para o forno quando algo de muito bom ou ruim acontece com os clubes cariocas. É nesse momento que as ferramentas de interatividade da rádio ficam congestionadas. Pedidos, sugestões, elogios...

"O quadro virou um sucesso. Começou do nada, de uma necessidade nossa. Exploramos essa qualidade de imitação do Felipe. Agora viramos refém dessas paródias. Quando acontece alguma coisa, temos que fazê-las. Somos obrigados a fazer. Se não fizer tem protesto [risos]", brinca Lidington, satisfeito com o sucesso da brincadeira.

O "De Primeira" está no ar de segunda a sexta, de 20h ás 21h, na rádio Mix (102,1 FM), no Rio de Janeiro, e conta com Anderson Cardoso, Marcelo Smigol e Samyra Ponce, além de Felipe Ruggeri, João Lidington e Flavio Rocha (ou Búllika).

Rádio carioca não perde a oportunidade de zoar Fla, Vasco, Flu e Botafogo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal