Topo

Atacante do Inter superou trauma e viu o próprio filme na morte de indiano

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/10/2014 06h00

O final da história foi diferente, a posição em campo é totalmente distinta. Mas Maurides não conseguiu escapar da comparação natural, e que seu próprio cérebro processou. No começo desta semana, o atacante do Internacional viu um filme bem particular passar diante de seus olhos ao assistir o lance que vitimou Peter Biaksangzuala, jogador indiano que faleceu por complicações na coluna (confira no vídeo acima a partir de 2min20seg). O ato foi um pouco similar com aquele que tirou o atleta do Colorado de campo por 13 meses.

“Vi o lance e na hora voltou o filme na minha cabeça”, disse Maurides ao falar sobre as imagens do jogo entre Bethlehem Vengthlang FC e Chanmari West FC, pela Mizoran Premier League, na Índia.

Em julho de 2013, Maurides também girou no ar. Também se lesionou. Mas com uma gravidade bem menor que Biaksangzuala. O salto mortal do atacante brasileiro não foi seguido por uma outra pirueta, como no caso do volante indiano, porém foi o bastante para romper os ligamentos do joelho direito.

Treze meses depois, Maurides voltou a jogar. Em agosto, retomou a rotina de calçar as chuteiras e entrar em campo pelo time sub-23 do Internacional. Sob a batuta do ex-goleiro Clemer, a equipe de jovens do Colorado recebeu de braços abertos o atacante que se empolgou demais ao marcar o primeiro gol como profissional.

“Aquele episódio foi um divisor de águas na minha carreira, mas considero como algo do passado. Já superei. Estou treinando e jogando há dois meses, recuperado. Voltei a fazer o que mais gosto”, comentou.

A recuperação teve idas e vindas, retrocessos e prazos esticados. Maurides acabou ficando de fora da pré-temporada com o grupo principal – comandado por Abel Braga. Precisou de mais seis meses para estar plenamente reabilitado e ainda assim ganhou chances. Diante do Criciúma, em jogo da 24ª rodada do Brasileirão, atuou por 14 minutos.

A lesão insólita, gerada no momento de euforia, foi completamente abandonada. Antes mesmo do caso registrado na liga indiana. E o assunto, por mais que esteja superado, gera uma pontinha de chateação. Justamente por ser o gancho sobre sua carreira, até o momento.

“É natural que o pessoal questione, pelo ineditismo do que aconteceu. Não vou dizer que gosto de falar sobre o lance, mas entendo a curiosidade. Tenho muita estrada pela frente na bola, para mostrar meu valor e deixar aquilo com pouca importância daqui alguns anos”, apontou.

Aos 20 anos, Maurides já acumula 11 partidas pelo time profissional do Inter. Na equipe sub-23, desde que voltou da lesão, marcou quatros gols e deu uma assistência em 10 jogos. O contrato com o clube gaúcho vai até junho de 2017 e com ele uma certeza: a vida mudou depois daquela cambalhota. E ela não vai ser repetida.