Topo

Athirson agora é técnico. Mas divergência pode adiar primeira chance no RJ

Athirson tem acordo para comandar o Barra Mansa (foto), mas pode nem assumir - Facebook/Reprodução
Athirson tem acordo para comandar o Barra Mansa (foto), mas pode nem assumir Imagem: Facebook/Reprodução

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 12h00

Fundado em 15 de novembro de 1908, o Barra Mansa Futebol Clube vive em 2014 aquele que talvez seja o principal momento de sua história. A equipe do Sul Fluminense conquistou nesta temporada a Série B do Campeonato Carioca, assegurando a participação inédita na elite estadual. Por isso, o ano de 2015 deve chegar com novidades no Leão do Sul, 'caçula' da primeira divisão.

A principal delas já vem dando o que falar: a provável contratação de Athirson como treinador. Formado nas categorias de base do Flamengo, o ex-lateral (que atuou também como meia) passou ainda por clubes como Juventus (Itália), Bayer Leverkusen (Alemanha), Santos, Cruzeiro, Botafogo e Portuguesa. Aposentado desde 2012, trabalhou como comentarista do FOX Sports entre 2012 e 2014.

A contratação não é oficial, mas Athirson está animado. “Ainda não está assinado, mas já acertamos tudo. Eles estão batendo o contrato. Está apalavrado para eu me apresentar no dia 4 de novembro para a montagem do elenco e para a montagem da base, o cronograma de trabalho. Já pegaram meus dados, estão batendo o contrato para a gente finalizar o acordo”, disse ele, por telefone, ao UOL Esporte.

Athirson chega ao clube indicado por “uma pessoa amiga”, segundo o presidente do clube, Almir Marques. A pessoa em questão é Estevão Soares, empresário responsável pela WA Sport, que fornecerá uniformes para o clube em 2015 e que se tornou próximo de Athirson durante a atuação do agora ex-jogador em partidas de futebol de 7.

“Eu faço eventos estilo showbol, futebol de 7, entre Brasil e Argentina. O material esportivo era cedido pela WA. O rapaz (Estevão Soares) é meu amigo. Assim que eu saí da FOX, comentei com ele que estaria iniciando esta nova empreitada. Fiz um estágio no Atlético-PR, ele já sabia. Fui para Alemanha no mês passado, fiz um período de estágio no Bayer Leverkusen e no Bayern de Munique. Ele fechou essa parceria com o Barra Mansa e comentou com o presidente que eu estava estudando pra virar treinador. Eles gostaram da ideia, de ter um jogador reconhecido e jovem para uma nova ambição de trabalho. Aí eu voltei para o Rio. Eles já entraram em contato comigo na Alemanha. Acabou que eu tive até que antecipar um pouco a viagem”, comentou.

A inexperiência do novo treinador do Barra Mansa, segundo o presidente Almir Marques, não chega a ser um problema. O exemplo, diz ele, vem de casos como Paulo Roberto Falcão e Dunga à frente da seleção brasileira.

“Isso é uma questão interna nossa. Nós já tivemos treinador de seleção brasileira sem experiência. O problema não é experiência. Ele (Athirson) também tem um conhecimento. Ele é formado como treinador, fez estágio na Alemanha”, afirmou, citando o período de aprendizado do novo treinador.

Com Athirson, chega também ao Barra Mansa o ex-volante Maurinho, que atuou no Flamengo entre 1997 e 2002 e que será auxiliar do amigo treinador. Segundo Almir Marques, Maurinho chega ao clube por indicação do novo técnico. “É problema do Athirson”, limitou-se a dizer. O próprio treinador, porém, justificou a escolha.

“É um amigo que eu tenho desde a época do Flamengo. Ele tem um trabalho muito legal nas escolinhas do Barcelona no Brasil. Ele tem um método de trabalho de interessante, que é apresentado ao Barcelona no Brasil. Quando eu pensei, eles gostaram. Eu fiz o convite e ele aceitou, exatamente pelo desafio”, contou o empolgado Athirson.

Intervenção atrapalha anúncio

O clube e o treinador estão animados com a parceria, mas uma terceira parte pode melar a negociação. A prefeitura de Barra Mansa, que tem representantes no chamado “grupo de trabalho” que administra a equipe, não foi consultada na negociação, colocando em risco a estreia de Athirson.

Na noite desta terça-feira, Almir Marques se reuniu com o prefeito da cidade, Jonas Marins Aguiar (PCdoB) e com o secretário de esportes da cidade, Christiano Alves Vieira. As divergências colocariam em risco a contratação do ex-meia do Flamengo, promovendo a permanência de Wilson Leite no cargo. Leite foi o técnico que levou a equipe à conquista da Série B do Campeonato Carioca.

Segundo o presidente da equipe, porém, a negociação com Athirson “não caiu”. “Digo para você que não caiu”, assegurou. “Nosso maior patrocinador é o município. Houve uma intervenção, e o município se sentiu lesado porque não participou dessa negociação. Já estamos contornando essa confusão. Até agora, continua a mesma posição”, assegurou.

Curiosamente, Wilson Leite deixaria o cargo originalmente por pedir salários mais elevados do que os que o Barra Mansa pagará com Athirson. No entanto, quem quer que seja o novo treinador do time, poderá ter seus salários pagos graças a um investidor conhecido: o ex-meia Deco.

Na montagem de elenco, prováveis parceiros

Isso porque a comissão técnica não é a única novidade do Barra Mansa para o Campeonato Carioca de 2015. Nesta quarta-feira, Deco foi à cidade para discutir uma possível parceria com o grupo de trabalho do clube. O ex-jogador é sócio do português Jorge Mendes, agente de jogadores, em negócios pontuais, e chegaria como um investidor.

”A parceria com o Deco é uma situação do grupo de trabalho. Não posso te falar nada”, disse Almir Marques antes do encontro. O mesmo grupo de trabalho chegou a cogitar o empresário Eduardo Uram, um dos responsáveis pela ascensão do Tombense (promovido na Série D do Campeonato Brasileiro), como parceiro na montagem do elenco, mas as possibilidades não avançaram.

Athirson, por sua vez, abre as portas para o amigo Deco. "Só soube do Deco porque o assessor de imprensa que está fazendo esse movimento entrou em contato comigo, e ele é amigo particular do Deco. Eu soube e fiquei muito feliz. Ele está acreditando no projeto do Barra Mansa. O Deco também foi muito reconhecido, e tem feito uma carreira interessante. A gente fica na expectativa para dar certo. Fechando parceria e trazendo dinheiro para o clube, o maior beneficiado é o próprio clube, que pode investir na base", analisou o ex-meia, que já observa jogadores.

"Na verdade, começaram a surgir amigos que jogaram comigo, empresários com os quais eu tenho contato, que já começaram a sondar nomes. Não posso ainda falar nada oficial, até porque o orçamento ainda é pequeno, não tem patrocínio. Não sei ainda o patamar que o clube pode alcançar. Ver jogadores jovens, de alguns clubes, é um desafio. A partir do momento que a gente tem uma verba maior, nomes já surgiram com renome interessante. Mais ainda é muito cedo para a gente falar sobre esses jogadores. Eu passo o nome e eles sabem", disse Athirson, que estreará no Campeonato Carioca com um clássico regional, em casa, diante de Volta Redonda - isso é, se for confirmado no cargo.