Topo

Autor de golaço de letra na Liga Europa, argentino já foi "novo Messi"

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 06h00

O golaço de letra do argentino Erik Lamela, do Tottenham (ING) diante do Asteras (GRE) nesta quinta, pela Liga Europa, é um forte candidato ao gol mais bonito do ano no futebol mundial. O talento de Lamela, porém, apareceu muitos anos antes: o meia por pouco não se transferiu para o Barcelona quando criança, e sustentou por anos o rótulo de “novo Messi”.

Jovem, habilidoso, franzino e na mira do Barça – a descrição valeu, um dia, para os dois craques. Messi foi tirado do Newells pela equipe catalã em 2000; quatro anos depois, tentaram o mesmo com Lamela, então com 12 anos de idade, mas esbarraram na relutância do River em liberá-lo, e na vontade da família em permanecer na Argentina.

“Eu queria ir, muito por causa da cidade, ficava louco com as coisas por lá, mas depois pensamos bem com minha família e decidimos que o melhor era continuar” disse o jogador à revista argentina La Final.

Eleito três vezes o melhor jogador do mundo, Messi chegou a ter sua carreira colocada em xeque: aos 11 anos de idade, foi diagnosticado com um problema hormonal, que impedia seu crescimento; o Barcelona pagou seu tratamento,

Lamela não teve o mesmo problema, mas também foi prejudicado pelo porte franzino: em 2006, com 14 anos e 1,53m, foi relegado à reserva nas categorias de base do River. Três anos depois,  porém, com 1,83m e 73 quilos, começou a explodir no Monumental de Nuñez e recebeu a alcunha de “novo Messi”.

Demorou muito pouco para atrair a atenção do resto do mundo, mas teve um começo na Europa bem menos glamoroso do que o trilhado pelo craque do Barcelona: transferiu-se para a Roma em 2011, onde fez uma primeira temporada regular. Na segunda, se tornou um dos principais jogadores do clube italiano: seus 15 gols em 36 jogos garantiram o passaporte para o poderoso Campeonato Inglês.

Ao desembarcar em Londres em 2013 para defender o Tottenham, Lamela trouxe consigo o incômodo rótulo de sucessor natural de Lionel Messi. Osvaldo Ardiles, ex-meio campista campeão mundial pela Argentina e ídolo do clube inglês reforçou ainda mais a fama do meia.

“Ele foi apelidado de “novo Messi, e isso está correto – é um sinal do quão talentoso ele é. Ele não é tão forte, mas é mais habilidoso do que Gareth Bale (galês que trocou o Tottenham pelo Real Madrid antes da chegada do argentino)”, disse Ardiles ao jornal inglês Metro.

Na Inglaterra, Lamela marcou até agora três gols em 29 jogos. Ainda está a anos luz de Messi, e nem mesmo fez a torcida do Tottenham esquecer Bale. Está, entretanto, cada vez mais a vontade com a camisa do clube londrino e, aos poucos, vai conquistando a torcida e a imprensa – os gregos do Asteras, nesta quinta, foram testemunhas.